Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

3 formas de otimizar os canais de distribuição hoteleira

research
  • 24 Jul
  • 2017

A tecnologia no mercado hoteleiro sempre trabalha para oferecer o melhor serviço ao hóspede — e isso significa que, ao seguir tendências de inovação da área, o seu hotel sai na frente na concorrência na hora de atrair e conquistar clientes.

Neste contexto, saber como otimizar os canais de distribuição hoteleira é uma forma eficiente para atingir consumidores em potencial. Quer saber como implementar esta técnica no seu negócio? Acompanhe o texto!

Qual a importância do canal de distribuição?

A utilização dos canais de distribuição, também conhecido como canais de vendas, vem crescendo constantemente nas redes de hotéis, seja na modalidade direta ou indireta (explicaremos a seguir), uma vez que os objetivos são os mesmos: alcançar o público-alvo de uma forma mais rápida, transmitindo mensagem de maneira eficiente e relevante, possibilitando ao consumidor conveniência e facilidade na hora da aquisição do serviço.

Por isso, a escolha certa dos canais de distribuição do serviço na venda de serviços hoteleiros é crucial para ter um negócio rentável, pois significa que o seu serviço chegará nos consumidores certos, no momento certo e com o preço adequado.

Quais são os tipos de canais de distribuição?

Existem dois principais meios de canais de distribuição: direto e indireto. Entender cada um é essencial na hora da escolha de qual tipo utilizar em seu negócio. Vamos a eles:

Direto

Quando se trata de um serviço contratado sem o auxílio de terceiros, conceitua-se como o sistema direto de distribuição. Ou seja, é quando um hotel distribui diretamente o seu serviço para um determinado consumidor final.

Indireto

Ao contrário do sistema direto, o indireto conta com a ajuda de intermediações de terceiros para auxiliar o processo de distribuição. Muitas vezes, esses terceiros tornam parceiros, uma vez que, quando necessário, assistem os clientes no atendimento.

Esses parceiros geralmente transparecem credibilidade, dando segurança ao cliente.

Como otimizar os canais de distribuição?

Para que a indústria hoteleira garanta que seu serviço chegue em seus clientes, uma boa alternativa é apostar em novas tecnologias para otimizar o processo. Segue algumas boas práticas:

1. Sistema de gestão

Apostar em reservas online é um ótimo atrativo para o seu negócio. Para auxiliar, invista em um sistema de gestão moderna que garanta conveniência para o negócio e para o consumidor

2. Computação na nuvem

Essa tecnologia possibilita otimizar a gestão de receita, administração e reputação do hotel. Isso acontece porque a ferramenta cria um ambiente virtual para armazenamento, backup de arquivos e agrega benefícios de segurança digital — afinal, manter as informações dos clientes seguras é primordial.

3. Gerenciamento de canais

Invista em uma equipe e em sistemas para analisar, constantemente, a estratégia de canais de distribuição. Com dados metrificados, seu negócio conseguirá avaliar erros e acertos, possibilitando um crescimento mais acelerado.

Como vimos, a utilização de canais de distribuição pode facilitar o sucesso da empresa e torná-la mais competitiva, cabendo o gestor escolher qual tipo de distribuição usar e meios para otimizar esse processo.

E então, leitor? Entendeu um pouco mais sobre a canais de distribuição? Então não deixe de assinar nossa newsletter e receba os melhores conteúdos que preparamos para você!