Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

5 dicas de treinamento para a equipe do seu hotel

research
  • 29 Aug
  • 2017

Você já deve ter observado que as avaliações negativas em sites não são apenas sobre a infraestrutura do hotel, mas também sobre a qualidade dos serviços e o atendimento. Para reverter esse quadro, dentre outras ações necessárias, é preciso investir no treinamento da equipe.

Somente com um treinamento qualificado os profissionais do hotel poderão proporcionar um ótimo atendimento aos hóspedes. E para auxiliar nesse desafio, elaboramos 5 dicas de treinamento para a equipe de seu hotel ou pousada. Vamos lá!

1. Faça reuniões de equipe

Uma das primeiras dicas de treinamento para equipe é realizar reuniões de feedback.

As reuniões podem ser semanais ou quinzenais e nelas o gerente, supervisor ou líder expõe o que precisa ser melhorado, e os colaboradores também podem ajudar a encontrar soluções. Além disso, o momento também pode ser útil para levantar sugestões rápidas para melhorar o atendimento ao hóspede, com uma visão de equipe.

É importante realizar as reuniões com as equipes de cada turno para que todas estejam alinhadas às metas e decisões.

2. Analise as avaliações negativas dos hóspedes

Disponibilizar um formulário online ou impresso para que os hóspedes deixem reclamações, críticas ou sugestões é uma ferramenta poderosa que servirá para aprimorar o treinamento de funcionários em um hotel.

Uma queixa feita por um hóspede pode e deve ser utilizada para se pensar em novas soluções e aprimoramento daquele tópico em questão. Esse trabalho faz com que os serviços sejam sempre otimizados e ainda estimula a colaboração da equipe.

3. Organize grupos de estudos no hotel

Você pode propor aos colaboradores uma espécie de grupo de estudos, nos quais todos analisam juntos e debatem artigos, pesquisas e tendências sobre o a indústria hoteleira.

Para isso, você pode disponibilizar uma biblioteca online - Google DriveDropbox ou qualquer outro serviço na nuvem - para os funcionários com conteúdo sobre gestão, hospitalidade, gastronomia, atendimento a cliente, etc. 

Isso ajuda a montar um fluxo de aperfeiçoamento e mantém os funcionários sempre à disposição do desenvolvimento profissional.

4. Prepare treinamentos em vídeo

Nem sempre é possível reunir todos os funcionários de um hotel no mesmo horário. É por isso que produzir treinamentos em vídeo pode ser uma alternativa bastante viável para qualificar os colaboradores.

Além disso, você pode produzir vídeos específicos para cada setor do hotel. Enquanto os recepcionistas recebem noções de cobrança, fluxo de caixa  e atendimento ao público, as camareiras podem ser instruídas sobre como organizar melhor um ambiente, por exemplo. Monte cronogramas para a exibição dos vídeos e procure produzir materiais que incentivem e motivem os colaboradores.

5. Oriente os funcionários sobre as novas tecnologias implantadas

Sempre que uma nova tecnologia – um software de gestão de reservas, por exemplo – for implantada no hotel, é importante que os funcionários sejam orientados sobre como operá-la. E já existem certificações profissionais disponíveis no mercado para este fim.

Depois do treinamento, é importante deixar disponível um livro ou manual com as informações do novo programa. Isso fará com que as dúvidas possam ser consultadas e esclarecidas antes de se realizar um procedimento.

Gostou das nossas dicas de treinamento para equipe? Elas foram úteis para você? Então não deixe para depois, inscreva-se em um dos cursos agora mesmo e seja um profissional hoteleiro certificado.