Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Como otimizar a gestão de tarifas do seu hotel?

research
  • 24 Aug
  • 2017

De que maneira é possível manter uma alta taxa de ocupação no setor hoteleiro? Uma das maneiras mais eficazes é saber como otimizar a gestão de tarifas. Afinal, além de buscarem um atendimento personalizado, os clientes são sensíveis às variações de preços.

Em um momento de instabilidade econômica, os hotéis devem oferecer preços competitivos que estejam ao alcance do público-alvo. Porém, é necessário ter planejamento e conhecimento para obter um faturamento e margens que permitam manter a saúde do negócio.

Neste post, vamos mostrar algumas maneiras de fazer um excelente gerenciamento das tarifas e aumentar os lucros. Confira!

Entenda o perfil dos clientes

O primeiro passo para manter a receita em um bom nível é conhecer os consumidores. A medida possibilita elaborar uma estratégia que permita atrair hóspedes em todas as épocas do ano. Por isso, é importante analisar dois fatores: tempo de permanência dos clientes e o tipo de público que frequenta o hotel.

Com base nessas informações, é viável adotar uma política de tarifas que aumente a lucratividade pensando no comportamento do consumidor e sazonalidade. Por exemplo, um hotel situado em uma cidade turística pode oferecer pacotes com preços convidativos aos que pretendem passar um período de 3 a 5 dias.

Aposte na tecnologia para otimizar a gestão

Na conjuntura atual, você terá uma vantagem competitiva relevante ao investir em um software para automatizar a gestão de tarifas. Essa iniciativa vai proporcionar os resultados esperados, desde que você tenha acesso a dados precisos sobre a taxa de ocupação média durante o ano, a concorrência e as tendências do mercado.

Você também deve investir em um sistema que facilite o relacionamento com os clientes. Isso vai permitir ações que melhorem a comunicação, como:

  • agilidade na divulgação de promoções e de novos pacotes;

  • respostas mais qualificadas sobre eventuais dúvidas;

  • maiores chances de produzir conteúdo que desperte a atenção do público-alvo;

  • mais condições de formar novas parcerias com clientes e fornecedores.

Com uma ferramenta que centraliza as informações, você poderá manter o hotel com um elevado nível de ocupação e evitar, ao mesmo tempo que pode evitar situações de overbooking.

Faça uma análise da concorrência

Sem dúvidas, mapear a diária média praticada pelos concorrentes é um prática que ajuda a construir uma política de tarifas inteligente. E, além disso, procure verificar os serviços oferecidos pelos demais hotéis.

Dessa forma, você não apenas vai ter subsídios para melhorar o atendimento, mas também saberá se a tarifa adotada pelo seu empreendimento é interessante e justa para os hóspedes de seu hotel. Estar atento às tendências do mercado é uma ação necessária para cativar os hóspedes com preços e serviços atraentes.

Crie programas para fidelizar os hóspedes

Fidelizar o consumidor é um fator crucial para qualquer negócio. No setor hoteleiro, a situação também se repete. Por isso, crie programas que possam fidelizar os hóspedes e fazer com que voltem ao seu hotel.

A medida pode ter resultados principalmente na baixa temporada, em que as reservas diminuem consideravelmente. Você ainda pode estabelecer benefícios para um determinado segmento de público.

Por exemplo, o hotel, localizado em uma cidade histórica, pode conceder descontos exclusivos para o público da terceira idade ou entusiastas deste tipo de turismo. Há uma grande fatia de mercado interessada neste segmento de viagens.

Tenha uma política de preços

Você já fornece opções interessantes para atrair hóspedes, mas ainda falta um detalhe: a política de preços. Para implementá-la, confira algumas dicas:

  • diferencie suas tarifas para reservas não-reembolsáveis e pagamentos parcelados;

  • varie as tarifas de acordo com os dias da semana e o volume de hóspedes;

  • adote preços com base no tempo de permanência e antecedência de reserva.

Agora você já sabe como otimizar a gestão das tarifas. Contudo, é essencial acompanhar os resultados e buscar a melhoria contínua.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto ou uma experiência bem-sucedida sobre como atrair mais clientes, deixe o seu comentário e compartilhe-a!