Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Conheça 5 estratégias de vendas para datas comemorativas

research
  • 25 Oct
  • 2017

Saber se preparar para vender melhor é um diferencial para empresários de qualquer segmento, mas quando falamos de estratégias de vendas para datas comemorativas, o setor de hotelaria precisa saber se posicionar mais do que qualquer outro!

Essas datas são oportunidades para ampliar o faturamento e merecem uma atenção especial no planejamento. Nessas épocas, as pessoas possuem maior interesse em comprar algo relacionado ao tema e, principalmente, em aproveitar a ocasião para viajar e relaxar.

Promover corretamente seu hotel com estratégias de vendas para datas comemorativas é um diferencial que fará o negócio se destacar e ser a primeira opção de todo cliente. Continue a leitura e confira 5 estratégias que separamos para você:

1. Conheça seu público

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quem é o seu público. Procure conhecer suas preferências, seus hobbies, seus desejos e suas necessidades.

Outro detalhe importante: esse público poderá se alterar dependendo da data comemorativa. Por exemplo: um hotel spa pode não ser tão atrativo para homens quanto é para mulheres, mas filhos e maridos podem se interessar pelos serviços em datas como Dia das Mães e Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de presentear suas mães e esposas.

2. Pesquise sobre a data comemorativa 

Conhecer o contexto da data comemorativa, como ela surgiu e qual sua influência na sociedade é essencial para evitar falhas na hora da divulgação. É importante, também, identificar quais são as datas mais vantajosas para o seu hotel. Normalmente é nos feriados — Páscoa, 7 de setembro, Natal e Ano Novo — que as pessoas estão mais propensas a viajar e a procurar por estadias.

Contudo, isso não significa que você não deva investir em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados no seu hotel. Pelo contrário, no Dia dos Namorados, por exemplo, todo casal adora uma viagem romântica, longe de tudo e de todos, para curtir a companhia um do outro.

3. Personalize os serviços do seu hotel

Que tal oferecer um café da manhã especial para as mães, no Dia das Mães? E um jantar romântico ou uma decoração especial para o quarto de casais, no Dia dos Namorados?

Você também pode sortear, entre as mulheres, um day spa no spa do hotel, no Dia Internacional da Mulher, ou um ingresso para alguma atração na cidade (ingressos de cinema, museu e teatro são ótimas opções).

No Dia das Crianças, que tal preparar algo para os pequenos? Crie um dia da diversão, contrate uma empresa que trabalhe com piscina de bolinhas, escorregador inflável, pinturas e desenhos, palhaços... Seja criativo!

Em datas como Natal e Páscoa, decore o hotel com enfeites e cores que lembrem o público da data especial.

4. Divulgue, essa é uma ótima estratégia de vendas para datas comemorativas

Para aumentar as oportunidades e conversões de vendas no seu hotel, você precisa garantir que o público conheça a sua marca, assim, divulgação é algo imprescindível.

Não considere apenas TV, rádio, jornal e demais meios de comunicação tradicionais. Invista em um potente marketing digital! Atualmente, as pessoas usam a internet para tudo — e obviamente, pesquisar hotéis e pousadas também —, por isso é fundamental ter uma presença digital forte e inteligente e diversificar sua rede de distribuição.

5. Ofereça descontos e promoções

Você atrai a atenção do seu cliente com a aparência do seu hotel, proposta de experiência e divulgação, mas ainda se destaca quem oferece a melhor oferta.

Promoção de carnaval, desconto de 15% para os 10 primeiros casais que fizerem reserva para o Dia dos Namorados, promoção de última hora, tabela progressiva de desconto, oferecendo, por exemplo, 5% de desconto a cada diária acrescentada. Essas são apenas algumas das ideias!

Agora que você já conhece algumas estratégias de vendas para datas comemorativas, que tal conhecer melhor um um sistema de gestão de reservas e suas vantagens?