Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

3 dicas essenciais para otimizar o carregamento de tarifas do seu hotel

research
  • 18 Jan
  • 2018

Quantas vezes você já se perguntou... Qual a antecedência ideal para o carregamento das tarifas do meu hotel? E o tarifário ideal deve ter quantos meses de disponibilidade, 3, 6 meses, ou 1 ano à frente? Pois bem, esses são questionamentos comuns na rotina dos profissionais hoteleiros e que ouvimos de maneira recorrente na Omnibees.

Grande parte dos profissionais que gerenciam tarifários e a distribuição dos hotéis se pergunta o que é certo ou errado com relação ao carregamento de tarifas. A grande verdade é que não há uma fórmula pronta para seguir uma vez que esta importante tarefa depende da leitura de mercado e do comportamento dos potenciais consumidores. De fato, não é uma missão simples. Veja as 3 dicas que preparamos a seguir que poderão auxiliar você a tomar a melhor decisão e obter melhores resultados em 2018.

1. Carregue as tarifas do seu hotel com antecedência

Ainda que nós, Brasileiros, temos o costume de deixar tudo para última hora, há aqueles que saem à regra e planejam suas compras e viagens com antecedência. Por isso, a primeira dica é manter as tarifas carregadas com, no mínimo, 12 meses de antecedência.

Essa prática irá garantir que os potenciais hóspedes que se planejam melhor e buscam opções com maior antecedência, consigam tarifas mais interessantes já que farão uma compra antecipada ou mesmo garantir a reserva em um feriado prolongado. Aliás, é importante lembrar que 2018 terá 9 feriados nacionais, além do Carnaval e Corpus Christi.

Suas tarifas já estão carregadas para essas épocas? Se não estão você pode estar perdendo negócios. E não se esqueça de incluir o Reveillon 2019, que cairá em uma Quinta-Feira e oferece excelentes oportunidades para aumento de receita.

2. Use a criatividade e ofereça promoções atrativas. Promoção é bom e aumenta as vendas.

Já sabemos que as promoções e ofertas de hotéis geram ótimos resultados de marketing e de vendas. E por esta razão, recomendamos uma estratégia que pense em oferecer condições especiais considerando o comportamento variado dos consumidores.

Existem os que reservam sempre na última hora, há os que pesquisam o ano inteiro buscando preços atrativos e, por fim, os que reservam com um ano de antecedência. Considerando os interesses e objetivos diversos destes perfis, a probabilidade de conversão diminui drasticamente ao oferecer a mesma tarifa para todos.

E, então, como é possível oferecer a melhor opção para cada um destes clientes, levando em consideração seus respectivos objetivos? É preciso pensar em condições especiais para cada um dos casos como, por exemplo, descontos para compras antecipadas, promoções que incitem um aumento da estadia média do hotel, ou ainda, ofertas de última hora que ofereçam vantagens para os que deixaram para reservar nos últimos instantes, o que ajudará o hotel a vender o quarto, ainda que de maneira tardia.

Não perca oportunidades de vendas. Crie promoções e atenda as diferentes demandas de potenciais hóspedes.

3. Analise os resultados e mantenha o controle das vendas.

Incrementar vendas mantendo a rentabilidade é sempre importante. Porém, é indispensável analisar a performance de vendas de maneira contínua, para que as tarifas corretas estejam sendo aplicadas aos parceiros corretos.

Estabelecer um mix saudável de parceiros é essencial para equilibrar as vendas, a rentabilidade e obter as melhores negociações para o sucesso do seu negócio. Por isso, ofereça a tarifa correta, com a margem correta para cada um deles. Esta estratégia irá garantir um ótimo relacionamento com seus parceiros e a ocupação do hotel cada dia melhor sem perder rentabilidade nas vendas.

Um de meus fiéis escudeiros em minha rotina diária, é o BI (Business Intelligence). Utilizo essa poderosa ferramenta para tomar decisões e pensar em estratégias tendo acesso a performance de números, gráficos e dados históricos estruturados. Se você também não vive sem um BI, compartilho alguns números do nosso BI Omnibees que comprovam a eficiência ao tomar decisões com base em dados.

Na tabela abaixo, demonstramos a quantidade de pesquisas que nossos mais de 300 parceiros compradores entre eles, OTAs, Operadoras, Consolidadoras, Agências de Viagens corporativas entre outros já estão realizando em hotéis clientes Omnibees para o ano de 2018:


Notem o volume de buscas por disponibilidade para o mês de Fevereiro, por exemplo. Suas tarifas de carnaval já estão carregadas? Novamente, seu hotel possui tarifas carregadas e disponíveis com 12 meses à frente? Se sim, parabéns! Seu hotel faz parte desta tabela e está pronto para garantir uma nova reserva frente a seu concorrente.

Espero que tenham gostado das dicas e melhores práticas que preparamos. Se você já é nosso cliente e quer saber mais sobre como podemos auxiliar, fale com seu Gestor de Contas Omnibees. Se ainda não é cliente, converse com o time Comercial da Omnibees.

Desejo a todos os profissionais hoteleiros e parceiros Omnibees um 2018 repleto de sucesso nos negócios, saúde e felicidade em nossas vidas.

Abraços,

Melanie Teixeira
Diretora de Operações
Omnibees