Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Análise de dados: como tomar as melhores decisões em seu hotel

research
  • 26 Jan
  • 2018

Você já teve dúvidas na hora de tomar uma decisão importante? Já precisou tomar decisões com fins corretivos e não preventivos? Já demorou mais do que gostaria para decidir algo devido à sua complexidade? Se você respondeu sim em uma ou mais dessas perguntas, fique tranquilo! Todo gestor já esteve nessas situações.

Para te ajudar, vamos falar hoje sobre a análise de dados e como ela ajuda a melhorar todo o processo de decisão, tornando-o muito mais ágil e eficiente.          

Porque a análise de dados é tão importante?

A análise de dados é essencial para os gestores que pretendem embasar e justificar decisões. Esse tipo de análise permite que o hotel atue de maneira mais proativa, de modo a prevenir os problemas em vez de remediá-los. Isso porque ter informações corretas é fundamental para tomar decisões assertivas e embasadas, sem comprometer resultados do hotel.

Como a tecnologia ajuda na captação de dados?

Em meio a tantas informações para serem cruzadas e analisadas, a tecnologia surge como um facilitador. Afinal, captar e analisar tantos dados manualmente é complicado, leva tempo e pode gerar falhas.

As ferramentas e soluções tecnológicas para captação de dados são uma maneira eficiente de coletar informações de forma rápida e correta.

Um exemplo interessante de um conceito cada vez mais utilizado nas empresas e nos hotéis, é o de Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios), que se refere a captação, organização, análise e também o compartilhamento de dados importantes para a gestão.

Esse conceito une diversas ferramentas e técnicas para coletar dados brutos e extrair informações relevantes para o negócio. Tudo isso gera uma grande economia de tempo e aumenta a assertividade dos dados.

Quais os benefícios dos dados para a tomada de decisão?

Identificação de tendências 

A análise de dados pode fornecer insights sobre comportamento do consumidor, tendências de consumo e de mercado além de outras informações que podem ser vitais para o processo de tomada de decisão. Com esse tipo de informação, o hotel pode se antecipar e oferecer serviços que o diferenciem dos demais, fechar novas parcerias, entre outras vantagens frente à concorrência. 

Agilidade nos processos em diversas áreas

A captação de dados é importante para diversas equipes, como o departamento de vendas, marketing, recursos humanos e financeiro. Isso porque existem diversas informações, que podem servir para tais áreas.

Rapidez e agilidade nas tomadas de decisão

Com mais informações para se basear, os gestores tem mais facilidade para tomar as decisões corretas. Mesmo naquelas situações imprevisíveis, com a análise de dados é possível ser mais ágil e assertivo para se antecipar e tomar as melhores decisões. 

Um hotel que utiliza a análise de dados para auxiliar no embasamento das decisões tomadas, consegue uma melhoria nas operações em todos os seus setores. Além de ser uma vantagem competitiva em relação a hotéis que decidem de forma manual e reativa, ou seja, após o problema acontecer. Outro ponto importante é que com informações relevantes sobre os hóspedes e sobre o público-alvo, a satisfação dos clientes se torna um objetivo muito mais próximo de ser alcançado.

Gostou do nosso post sobre como a análise de dados influencia na melhoria da tomada de decisões de um hotel? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações diretamente no seu e-mail!