Entenda como melhorar a taxa de conversão de reservas do seu hotel

Todo gestor do ramo hoteleiro sabe o desafio que é aumentar a taxa de conversão de seu estabelecimento — em especial na baixa temporada. Mas, para aumentar as reservas do hotel, é muito importante entender o comportamento do usuário na hora de fazer a reserva em seu site.

Por isso, neste post, vamos ajudar você a melhorar a taxa de conversão na hora da reserva. Continue a leitura e confira nossas dicas!

8 iniciativas que ajudam a aumentar as reservas do hotel

1. Aposte em fotos variadas e de qualidade

O ser humano é visual. As pessoas gostam de olhar fotos e imaginar-se no lugar, conseguindo, por meio de imagens, visualizar uma experiência futura e ter mais segurança ao optar pela reserva.

Monte um mix de imagens de qualidade, que mostrem os pontos fortes do hotel: um bom café da manhã, o quarto confortável, uma piscina bonita, a localização agradável, entre outros.

2. Disponibilize informações completas e detalhadas dos quartos

Quanto mais informações disponíveis, melhores as chances de conversão. Seu hóspede quer saber tudo a que terá direito reservando seu quarto de hotel. Tem ar-condicionado? Dispõe de frigobar? Conta com um cofre? Qual é o tipo de cama?

3. Deixe avaliações de outros hóspedes visíveis

Provas sociais são muito levadas em conta pelo consumidor. Isso acontece porque elas transmitem confiança: a pessoa consegue se basear na experiência de outros hóspedes antes de reservar.

Você pode inserir uma área de notas ou estrelas, uma parte para depoimentos descritivos, data etc. É interessante, também, incluir a média da pontuação do hotel.

4. Invista na otimização do processo de reserva

Agilizar o processo de reserva é uma das dicas mais importantes quando se trata de conversão. As pessoas querem praticidade e rapidez na hora de fechar negócio com seu hotel. Para facilitar a vida do seu futuro hóspede, aqui vão algumas dicas:

  • peça apenas os dados mais importantes — não use formulários desnecessários e solicite somente o essencial;
  • diminua a quantidade de cliques — evite muitas páginas e botões. Reduza os cliques do usuário ao máximo;
  • separe as informações por temas — “dados pessoais” ou “dados de cobrança”, por exemplo;
  • não deixe dúvidas — faça testes com pessoas que não conhecem o sistema e identifique possíveis dúvidas na hora da reserva. Corrija-o e deixe-o o mais claro e objetivo possível;
  • crie o senso de urgência — essa estratégia é muito usada para incentivar o fechamento da reserva. Por exemplo: “restam dois quartos”; “este hotel tem muita procura”; “mais 12 pessoas estão olhando este quarto”.

Para conseguir aumentar a quantidade de reservas, é preciso otimizar o processo e facilitar a vida do usuário. Caso contrário, ao se deparar com grandes formulários ou muitos cliques para finalizar uma única reserva, a pessoa pode desistir.

Além disso, as imagens, os depoimentos e as descrições detalhadas devem mostrar para o consumidor a experiência que ele terá ao se hospedar em seu hotel.

5. Melhore a usabilidade do site

Todos esses detalhes que mencionamos acima envolvem o seu site. Da exibição de fotos e outros conteúdos atrativos até a facilidade de efetuar uma reserva, cada detalhe contribui para uma boa navegação. Mas ela não está limitada a esses aspectos.

A usabilidade envolve a adoção de um padrão de design elaborado para garantir que os recursos, o posicionamento e a estrutura do site o tornem intuitivo, amigável e confortável ao máximo. Essa medida garante que o usuário passe mais tempo navegando e facilita que ele encontre exatamente o que deseja com facilidade.

Se isso não ocorrer, ele simplesmente abandona a sua página e vai procurar uma opção mais adequada na concorrência. Sejam os clientes corporativos, sejam os hóspedes de turismo, todos fazem pesquisas online quando desejam viajar, o que torna a usabilidade um fator de influência direta na taxa de conversão.

Considere que a usabilidade deve ser igualmente favorável quando o site é acessado por meio de um computador, um celular ou um tablet. Você precisa de um site responsivo.

6. Mantenha uma boa base de leads

As pessoas amam viajar. Obviamente, algumas mais do que outras, mas é raro encontrar quem prefira passar a vida sem conhecer outros lugares, além do que reside. Por isso, existe uma motivação para manter um relacionamento constante com hóspedes em potencial.

Eles se interessam por conteúdo relacionado a viagens, lugares aprazíveis e ofertas especiais. Além disso, adoram compartilhar imagens e informações sobre eventos de entretenimento. Para aproveitar esse estímulo, é fundamental manter e aumentar uma boa rede de relacionamento.

Com uma boa produção de conteúdo e publicações periódicas elaboradas e administradas com base em métricas e análises precisas, seu hotel gera mais oportunidades de negócio e destaca-se no mercado.

Mas também é primordial dar atenção às pessoas e grupos que se hospedaram em seu estabelecimento. Um bom sistema de CRM e de cadastro garante os recursos de que você precisa para manter essa base de relacionamento.

Mais do que usá-la para contatos periódicos e envio de conteúdo relevante e atrativo, os dados dessa base permitem traçar um perfil do seu hóspede, seus hábitos e desejos, de forma a aprimorar constantemente os seus serviços para torná-los mais atrativos e, desse modo, favorecer a conversão.

7. Use o LinkedIn para garimpar eventos

O LinkedIn já foi visto apenas como uma rede para recrutar talentos. Essa ainda é uma atividade forte nessa rede social, mas ela é muito mais do que isso atualmente. Muitos profissionais usam a plataforma para se informar sobre negócios e para fortalecer seus contatos profissionais.

Por isso, ela concentra um público específico que favorece os contatos relativos a eventos corporativos e pode ser usada eficientemente para converter um número maior de eventos para o seu hotel.

Também é um ótimo canal para que um hotel divulgue conteúdo sobre organização de eventos e faça contato direto com os responsáveis pela contratação.

8. Invista em tecnologia

A tecnologia é um recurso fundamental para garantir um bom nível de produtividade como consequência da automação de processos. Isso favorece que sua equipe aumente o número de contatos e o foco no cliente. Quanto menos envolvidos com tarefas rotineiras e padronizadas estiverem os seus colaboradores, maiores serão as chances de que eles convertam mais negócios.

O Hotel Century Paulista é um bom exemplo de como o investimento em tecnologia pode contribuir para a melhora dos índices de conversão. Várias ações contribuíram direta ou indiretamente nesse case para o alcance desse objetivo. Entre elas, podemos destacar o aumento da produtividade e da exposição do hotel.

Para concluir, é importante citar que a experiência do hóspede é a chave principal para aumentar a taxa de conversão do seu hotel. Todas as dicas que relacionamos estão vinculadas direta ou indiretamente com o objetivo de proporcionar uma hospedagem e uma vivência do processo de reservas que seja confortável, fácil, prática e encantadora.

Mas há muito mais que pode ser feito para aumentar as reservas do seu hotel. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *