Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Como acompanhar os concorrentes e definir a precificação do seu hotel?

research
  • 27 Mar
  • 2018

Já imaginou ter que aumentar e diminuir os preços da diária de seu hotel sempre que a concorrência estiver fazendo o mesmo? Caótico, não? A precificação do hotel é algo fundamental para que os custos e margens estejam equilibrados, e por mais que acompanhar a concorrência pareça uma boa decisão para não perder clientes, é uma tarefa complexa e que demanda tempo.

Neste artigo, confira algumas dicas sobre ajustes de tarifas e veja como uma boa estratégia pode gerar bons resultados em relação à concorrência.

O público e a precificação do hotel

Quais são os critérios que você utiliza para precificar as diárias, produtos e serviços oferecidos pelo seu hotel? Quando falamos de negócios, os números e informações sobre o comportamento do público-alvo são alguns dos fatores que mais importam, principalmente se estamos analisando um hotel, e há uma boa razão para isso.

De acordo com o perfil do hóspede, o mesmo quarto que seu hotel oferece a uma diária de R$ 150,00, por exemplo, pode gerar diferentes custos para o estabelecimento.

Um empresário Russo de 40 anos pode não usar o aquecedor para encarar o frio de 8ºC em sua cidade, enquanto um hóspede Fortalezense de 22 anos provavelmente fará uso do equipamento e, ainda, do chuveiro elétrico.

Isso pode até não parecer importante, mas imagine tal situação se repetindo diariamente, em dezenas de quartos, durante um ano. Com certeza, a diferença ficará bem nítida.

O exemplo acima foi bastante extremo, mas serve para ilustrar como o perfil dos hóspedes é importante para determinar a precificação de um hotel.  Quais seriam os outros fatores? 

A estratégia de precificação

Antes de qualquer coisa, alguns pontos SEMPRE devem ser considerados:

  • clientes fiéis merecem um tratamento diferenciado, e isso envolve diminuir seus lucros em algumas frentes, como na diária;
  • promoções especiais acontecem em qualquer setor, e isso vale para o hoteleiro; 
  • tenha em mente que taxas de intermediários, como OTAs e sites de busca de melhores preços podem diminuir a sua margem de lucro ao mesmo tempo que aumentam a capilaridade de seu produto;
  • diferentes canais de comunicação com o público pedem diferentes tipos de oferta.

Todos os itens listados acima são capazes de alterar os lucros do hotel, causando uma grande flutuação em certos períodos. Isso precisa ser considerado e calculado no momento da precificação para que suas contas possam bater no final.

A análise da concorrência

Monitorar os preços da concorrência não é uma tarefa difícil. As mesmas ferramentas usadas pelos hóspedes para pesquisar e reservar hotéis podem ser feitas para isso, além de outros cuidados, como o acompanhamento da newsletter e redes sociais do concorrente.

É claro que algumas ferramentas de vendas e de marketing digital podem ajudar a entender melhor o desempenho da concorrência, fazendo com que você tenha a chance de entender o motivo por trás de certas decisões.

Fatores que afetam a precificação

Além dos itens da parte estratégica, alguns fatores internos e externos afetam a precificação. Veja quais são:

  • o modo como o seu hotel é visto em relação à concorrência;
  • a oferta e demanda do mercado;
  • novo concorrente entrando em cena;
  • eventos de grande porte fixados no calendário da cidade;
  • visão do cliente, isto é, como ele enxerga o seu hotel e qual é o valor estimado do hotel para ele;
  • estratégia adotada (que tipo de público será atraído).

A estratégia, por exemplo, é muito importante para garantir que o melhor tipo de público chegue ao hotel e, também, para aumentar a quantidade de vendas diretas. 

Trabalhar com esse conjunto de informações, obviamente, não é fácil, mas é extremamente necessário. Uma ferramenta que ajuda nisso é o Rate Shopper. Ele permite que a mudança de preços de um quarto seja monitorada conforme critérios definidos pelo gerente (como a lotação do hotel), poupando, assim, boa parte do tempo necessário para realizar essa tarefa.

A ferramenta também ajuda no monitoramento do mercado, permite a implementação de códigos promocionais e traz outras vantagens que ajudam a fazer a precificação do hotel corretamente.

Ainda tem dúvidas sobre como precificar? A equipe do Omnibees está a seu dispor para responder todas as dúvidas sobre este e outros temas relacionados ao gerenciamento e marketing do seu hotel. É só entrar em contato conosco. Esperamos a sua mensagem!