Como fazer a gestão de conteúdos multimídia do seu hotel? Descubra!

Em um mundo cada vez mais digital, a comunicação dentro do universo online se tornou indispensável. Qualquer empresa que queira ter destaque, ganhar visibilidade e atingir diferentes pessoas, precisa investir na gestão de conteúdos multimídia.

Os conteúdos multimídia — vídeos, textos, infográficos, podcasts, e-mail marketing, e-books, entre outros — são o meio pelo qual os hotéis têm acesso a seus atuais e futuros clientes e podem convencê-los a reservar um quarto em seu estabelecimento. Por isso uma estratégia bem embasada e uma boa gestão são fundamentais quando consideramos a manutenção e o crescimento do negócio.

Dada a importância desse tema, separamos três dicas essenciais para que você melhore a gestão de conteúdos multimídia de seu hotel. Confira!

1. Tenha um website moderno e responsivo

Segundo a pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em 2016, 69% dos entrevistados utilizam o smartphone como principal meio de acesso à internet. Os computadores aparecem na pesquisa em segundo lugar, com 27% de acessos preferenciais.

Essas informações apontam para uma tendência mundial, visto que o acesso à internet por meio de smartphones tem aumentado ao longo dos anos. Dessa forma, o site do seu hotel precisa acompanhar essas mudanças e oferecer serviço de qualidade para os dispositivos móveis.

Para tal, o site precisa ser reformulado visando a responsividade, ou seja, a adequação da navegação para diferentes dispositivos, de modo que todos os usuários possam usufruir de uma boa experiência nas páginas.

2. Monte uma equipe ou tenha um parceiro para gerir conteúdos

Uma boa estratégia de conteúdos multimídia envolve 3 pilares: qualidade do material, frequência de publicações e coleta de feedbacks. Cada uma dessas tarefas exige muito tempo dedicado, o que torna quase obrigatória a presença de uma equipe ou parceiro para lidar só com a produção e a gestão desses materiais.

Assim, para que seu hotel consiga, de fato, manter uma forte presença online, o mais recomendado é que uma equipe especializada seja montada. Dessa forma, é possível gerenciar todos os canais de contato — Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin, Blog, e-mail, entre outros —, responder aos clientes e manter os perfis ativos.

3. Utilize um software para centralizar as informações

Além de ter um site responsivo e delegar a gestão de conteúdos multimídia para uma equipe, é necessário contar com o suporte de um software que centralize as informações da atuação online de seu hotel, minimizando, assim, os erros humanos.

Confira alguns fatores importantes nesta estratégia:

  • integração com SEO/SEM — oferece informações sobre o número de visitas e conversões do Motor de Reservas, bem como mostra a origem dos clientes e a forma como navegam no site do hotel;
  • monitoramento da reputação online — monitora o que está sendo dito com relação ao seu hotel e ao competitive set, facilitando a mudança de estratégia online e o benchmarking;
  • filtro e acesso a comentários — facilita o acesso aos comentários atuais e passados dos clientes do hotel, além de oferecer filtros personalizados que permitem a categorização e mensuração das informações;
  • compartilhamentos nas redes sociais — possibilita o compartilhamento de fotografias e vídeosnas redes sociais, bem como a postagem de informações sobre tarifas, códigos promocionais e campanhas de marketing no Facebook e Twitter.

Como podemos ver, bons softwares podem facilitar, e muito, o trabalho da equipe que vai gerir o conteúdo de seu hotel. Se considerarmos a solução Omnibees como exemplo, é interessante dizer que ele torna owebsite mais responsivo, integra indicadores de performance de reservas, acessos e engajamento facilitando ainda mais a gestão de conteúdos multimídia.

Se você ficou interessado em saber mais ou mesmo já implementar essa importante estratégia, entre em contato com a gente! Estamos aguardando para tirar suas dúvidas e lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *