Distribuição de reservas do seu hotel: como um CRS vai te ajudar!

Você já parou para pensar na importância da gestão das reservas do seu hotel? A administração hoteleira enfrenta desafios diários, já que é necessário garantir a satisfação de todos os hóspedes.

Além de oferecer um bom atendimento, é importante saber gerenciar os check-inscheck-outs, reservas e muitas outras tarefas que fazem parte do cotidiano de quem trabalha nesse segmento do turismo. Para evitar transtornos, é importante que essa gestão funcione corretamente.

Já imaginou descobrir, após a chegada de um hóspede, que a suíte “master” que ele havia reservado há semanas está ocupada? Esse tipo de imprevisto prejudica a reputação do hotel no mercado e evitar esse cenário também é uma forma de oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, a reserva já significa que o cliente escolheu você.

Como nem sempre é possível contar somente com planilhas simples, existem softwares que auxiliam nessa gestão. Um bom exemplo é o CRS, capaz de centralizar algumas funções e, portanto, otimizar esse trabalho. Confira mais acerca do tema a seguir!

O que é CRS?

O CRS (Central Reservation System, ou Sistema Central de Reservas, em tradução livre) é uma ferramenta que permite administrar, em tempo real, o fluxo de reservas, independentemente de elas virem de agências, hóspedes diretos ou de outros parceiros e canais de vendas.

Os dados são armazenados em nuvem, o que proporciona maior segurança a todos. Dessa forma, o gerenciamento acontece de forma ampla e, ao mesmo tempo, centralizado em uma única ferramenta.

É provável que você tenha ouvido falar sobre CRS mais recentemente, mas isso não significa que se trata de uma ferramenta nova. Ele surgiu há mais de 20 anos. A princípio, partiu de uma demanda das grandes redes hoteleiras para, só depois, expandir-se ao mercado.

Essas grandes redes normalmente necessitam de uma única ferramenta de gestão para seus diversos bancos de dados. A ferramenta trouxe essa possibilidade. Muito mais que garantir a organização, ela também auxilia na gestão do processo de vendas.

Hoje em dia, ela já é funcionalmente e financeiramente acessível também a hotéis independentes e redes domésticas. E a Omnibees trabalha justamente para que todos tenham, de fato, esse acesso.

Quais as principais funcionalidades do sistema CRS?

Por ser uma ferramenta moderna e ampla, o CRS apresenta algumas funcionalidades bem peculiares, que farão toda a diferença na gestão de reservas do hotel, dentre outras atividades. Acompanhe quais são elas!

Integração com PMS

Todos os serviços fundamentais para a venda funcionam integrados. Isso porque a conectividade de um CRS é infinita. Sendo assim, tudo o que está ligado às vendas pode ser gerido por essa ferramenta.

Dissemos tudo! Desde a gestão dos preços até o inventário! Dessa forma, fica mais fácil cruzar dados e analisar o cenário do hotel como um todo, e não mais como partes isoladas.

Esse sistema funciona em conjunto com outras ferramentas, como o PMS por exemplo (Property Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Propriedades, em português)além de diversas outras. Isso significa que, além das reservas, quaisquer eventos que ocorram e os dados das hospedagens também podem ser monitorados e gerenciados.

Otimização de reservas

Hoje em dia, sabemos que uma grande parcela do público tende a fazer a maior parte das suas compras via Internet. Isso também se estende ao assunto “viagens”.

Há muitos clientes que preferem fazer suas reservas a partir do site do próprio hotel, por se tratar, normalmente, de uma opção mais prática e rápida.

A implantação do CRS juntamente com um motor de reservas também torna viável a possibilidade de a reserva ser feita, em tempo real, a partir do seu site. Isso impacta diretamente nas vendas, visto que vendas diretas não pressupõem comissões a terceiros.

Centralização das reservas de diversos canais

É claro que, por mais que você consiga aumentar suas vendas on-line, atualmente, é impossível sobreviver somente por esse canal. Por isso, você trabalha com agências e operadoras de viagens e outros canais de vendas parceiros, certo?

O CRS permite trabalhar em contato direto com cada um deles. Tudo isso de forma unificada. Se você receber três reservas de três agências diferentes e mais um cliente direto, ao mesmo tempo, será possível processar todas elas e ainda evitar o conflito de dados.

Eis uma das maiores vantagens de contar com um software de gestão centralizada para o seu hotel.

Qual a diferença entre CRS e Channel Manager?

Algumas pessoas ainda costumam confundir ambos os sistemas, já que as funcionalidades são relativamente parecidas. Entretanto, existem algumas diferenças básicas entre eles.

O Channel Manager visa a conectar os diferentes compradores digitais ao inventário do hotel. Já o CRS é bem mais amplo: ele permite a administração de todo o inventário, com atualizações em tempo real.

Isso permite visualizar facilmente as tarifas e a disponibilidade, qualquer que seja o canal que o usuário esteja usando para fazer a compra.

Qual a importância do CRS para a gestão de reservas do hotel?

Contar com um sistema CRS em seu hotel permite grandes vantagens em relação a outros que não adotaram a mesma tecnologia. Dentre os principais benefícios, podemos citar alguns. Confira!

Inovação

Esse cruzamento de dados permite um armazenamento mais amplo de informações, o Big Data. Por meio desse banco, é possível ter uma visão geral, que permite criar insights, que também atuam com Business Intelligence e criação de relatórios.

Isso significa que adotar um CRS em seu hotel é sinônimo de aderir a modernas tecnologias que vão auxiliá-lo, tanto na atenuação da margem de erro (promovendo maior satisfação do público) quanto nas decisões a respeito de medidas para “turbinar” as vendas.

Acompanhamento por diversos canais

Uma das grandes vantagens de sistemas on-line com armazenamento em nuvem é que eles podem ser acessados pelos colaboradores autorizados de qualquer local.

Isso não significa maior vulnerabilidade, visto que os dados são protegidos por mecanismos específicos. Entretanto, com o CRS, não será necessário nem mesmo estar em frente a um computador para acompanhar os procedimentos.

Os sistemas da Omnibees contam com a possibilidade da instalação de aplicativos para iPad e iPhone. Assim, você fica conectado ao hotel, a qualquer hora, de qualquer lugar.

Percebeu como a gestão de reservas do hotel pode funcionar bem melhor com o sistema CRS? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *