Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Seja mais rentável com um motor de reservas para o seu hotel

research
  • 19 Mar
  • 2018

Você sabe como funciona um motor de reservas para hotéis? Entende como essa ferramenta pode melhorar a rentabilidade do seu negócio? Alguns donos de hotéis independentes e de pequenas redes ainda hesitam em investir nesse tipo de ferramenta de vendas.

Entretanto, não se trata apenas de um componente. O que vai melhorar a rentabilidade do seu hotel é um conjunto de estratégias implantadas de forma correta e eficaz — e o motor de reservas é parte fundamental para colocar em prática essas estratégias.

Leia o post abaixo e entenda por que um motor de reservas faz diferença na estratégia de vendas de um hotel.

Afinal, o que é motor de reservas?

Implantar um motor de reservas significa que você vai disponibilizar, no próprio site do seu hotel, a possibilidade de o cliente fazer uma reserva direta. Muitos clientes preferem realizar a reserva de hospedagem diretamente no site do hotel, por confiança ou até mesmo por já estar no site e entender que há benefícios em realizar esta compra diretamente do hotel. 

Trata-se de uma poderosa ferramenta de vendas que está disponível ao cliente 24h por dia e 7 dias por semana, ou seja, você vende direto ao hóspede sem a necessidade de ter uma equipe física dedicada para isso. 

Por que é importante implementá-lo?

O motor de reservas, para muitos donos de hotéis, representa a possibilidade de realizar vendas diretas. Na verdade, é muito mais que isso. A partir do momento em que o cliente conta com uma ferramenta on-line para realizar as reservas no seu site, ele está se relacionando diretamente com você.

Além disso, as vendas diretas são mais rentáveis, já que não pressupõem comissões pagas a terceiros e você não corre o risco de duplicar reservas ou cometer erros manuais, já que a ferramenta é atualizada em tempo real e integrada com outras ferramentas. Assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva está feita e seu inventário é atualizado.

Que benefícios o motor de reservas pode trazer?

Como dissemos, o motor de reservas para o hotel é uma ferramenta que promete melhorar a sua rentabilidade. Entretanto, desenvolver um site para o seu hotel sem pensar em uma estratégia de vendas via este canal não significa alcançar os resultados esperados.

Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu público. A partir daí, a ferramenta pode ser adotada junto a outras estratégias que o aproximarão dele. Um motor de reservas, sozinho, dificilmente irá alterar o cenário atual.

Ele deve estar em harmonia com um conjunto de estratégias de marketing colocadas em seu site e em campanhas on-line. Ao escolher o design e o conteúdo da página, por exemplo, você precisa pensar no que o seu público gostaria de ver.

Um site com links que não abrem e imagens que não carregam pode denegrir a imagem do hotel, afinal, a confiabilidade junto ao seu público também se constrói a partir da imagem que o seu hotel passa virtualmente.

De nada adianta ser o mais barato entre os concorrentes para vender mais. Um bom preço, aliado a páginas criadas sem planejamento, definitivamente, não trará resultados positivos.

Como escolher um bom motor de reservas?

Agora que você já sabe que aumentar a rentabilidade do seu hotel não depende somente do motor de reservas, mas de um conjunto de estratégias eficazes, resta escolher a melhor ferramenta.

Na hora da decisão alguns gestores de hotéis tem poucas informações e ficam sem saber que diferenciais devem ser considerados na hora de decidir. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas características fundamentais para que o motor de reservas realmente traga o retorno esperado.

Integração com outras ferramentas

Um motor de reservas por si só serve apenas para o cliente realizar sua reserva (claro, se a fizer). Na verdade, ele deve vir em segundo lugar, como parte de uma estratégia para construir um relacionamento com o seu cliente, jamais sendo colocado como a peça principal do processo.

Quando ele está ligado a outras ferramentas, possibilita a oferta de um pós-venda para o cliente, a fim de manter-se em contato com ele. O ideal é que ele seja integrado com outros canais de reservas, para que não haja duplicidades e (por que não?) também com um sistema PMS. Esses são apenas exemplos. Quanto mais a ferramenta puder agregar nesse sentido, melhor.

Business Intelligence

De nada adianta ter à disposição dados soltos e desconexos. Um sistema integrado com Business Intelligence permite aproveitar melhor as informações que se tem em mãos.

Dados, sem uma análise geral, não dizem nada. Tudo precisa ser considerado em um contexto. Escolher um sistema que conta com essa tecnologia já representa um grande diferencial para sua estratégia.

Canais e tarifas

Por que não integrar o motor de reservas também a ferramentas de gerenciamento de canais e tarifas? Por que não gerar relatórios que permitam uma análise mais detalhada dessas questões?

Para você ter uma ideia, existe uma ferramenta chamada Rate Shopper que pode ajudá-lo a definir a melhor tarifa para cada momento. Com ela, você consegue ter uma ideia do seu desempenho em relação à concorrência. Não seria ótimo contar com ela em conjunto com o motor de reservas?

Soluções de marketing

Como dissemos, o motor de reservas para o hotel não trabalha sozinho. Para aumentar sua visibilidade na Web, será necessário investir também em campanhas, promoções e canais de comunicação.

Uma ferramenta que conte também com essas soluções integradas não seria perfeita? A boa notícia é que ela existe! Para oferecer uma experiência única ao seu cliente, você precisa entender quais são suas expectativas e anseios.

O motor de reservas vem logo em seguida, colocando seu hotel totalmente ao alcance dele. Um site bem desenvolvido complementa essa possibilidade. Já imaginou poder integrar tudo isso a ferramentas que ajudem a aumentar a sua visibilidade em redes sociais?

Um motor de reservas otimizado para o Facebook, por exemplo, permite que, com apenas um clique, você compartilhe tarifas, quartos disponíveis, promoções e muitos outros conteúdos que o ajudarão a atrair novos clientes e a fidelizar os que você já conquistou.

O que você acha de experimentar agora mesmo um motor de reservas para o hotel que venha integrado a outras ferramentas que o ajudarão a aumentar seus lucros? Se você ficou interessado, entre em contatoconosco e conheça todos os diferenciais da nossa ferramenta. Vamos lá!