Como monitorar a concorrência hoteleira e tomar boas decisões?

Encarar a acirrada concorrência hoteleira não é fácil. A disputa pelos hóspedes no setor é apertada e alguns detalhes podem definir onde turistas e viajantes em negócios passarão as suas noites.

Para ser o melhor nessa competição, um hotel precisa conhecer bem os outros concorrentes no páreo. E, para isso, é necessário monitorar todos os seus movimentos, sucessos e falhas. Dessa forma, a gestão não corre o risco de perceber tarde demais que está ficando para trás na disputa.

Neste artigo, vamos explicar melhor como monitorar a concorrência hoteleira e, com isso, tomar as melhores decisões para o aprimoramento do negócio. Confira!

Conheça seus verdadeiros concorrentes

Antes de monitorar os concorrentes, é muito importante saber quem eles são. Além da localização próxima e do preço, outros fatores podem ser decisivos na hora de entender quem realmente está brigando pelos mesmos hóspedes.

Com ferramentas, como o Trip Advisor e o Booking.com, à disposição, os consumidores podem comparar à vontade hotéis diferentes antes de tomarem uma decisão final. E é preciso entender quem são esses estabelecimentos na Internet e com qual rival o hotel está sendo comparado pelo público.

Muitas vezes, a gestão do hotel tem uma imagem distorcida de quem são seus verdadeiros concorrentes. No entanto, com uma pesquisa aprofundada e ferramentas de marketing digital, é possível entendê-los melhor e conhecer as causas que levaram ao cenário de disputa.

Avalie muito mais do que o preço

Quando analisar os hotéis concorrentes, não leve apenas o preço em conta. É importante saber quanto eles cobram por uma diária, mas, para ter uma visão mais apurada, o mais decisivo é compreender todo o leque da estratégia utilizada pelos estabelecimentos.

Em análises de clientes na web, por exemplo, é possível saber o que os hóspedes dizem sobre os concorrentes e, com isso, conhecer detalhes que vão dizer muito sobre o que está dando certo e o que não está funcionando no local.

O diferencial, às vezes, pode ser um café da manhã. Se o cliente elogiou esse serviço do concorrente, mas nunca o seu, um ponto de melhoria já é revelado. Com uma boa pesquisa e análises cuidadosas, é possível entender por que um outro hotel é escolhido pelos hóspedes, o que, muitas vezes, vai além de um preço reduzido.

Levante um histórico de comportamento

Para conhecer melhor o seu mercado, é essencial ter um histórico do comportamento de compra nos múltiplos canais disponíveis. Determine o período que será avaliado e trabalhe em cima de números e dados concretos, nunca em achismos ou deduções.

Uma janela considerada saudável é de 180 dias, mas não tenha medo de expandir esse período. Com essas informações, é possível tomar decisões mais precisas e que tenham respaldo em fatos.

Utilize uma ferramenta de monitoramento completa

Ainda que, na teoria, pareça possível monitorar os concorrentes com papel, caneta e muita boa vontade, na prática, essa seria uma forma de desperdiçar muitos recursos e esforços sem atingir resultados razoáveis.

A forma mais eficaz de monitoramento da concorrência hoteleira é com uma ferramenta informatizada completa e especializada no setor. Com ela, é possível monitorar vários canais e elementos dos adversários de uma forma mais ampla, compreendendo modelos de distribuição, categorias de quarto e o perfil do público compartilhado pelos concorrentes.

No setor hoteleiro, o dinamismo é enorme e as informações podem mudar com velocidade. Sem uma boa ferramenta, é impossível compilar todos os dados e extrair valor deles. Em um ritmo lento, o que é analisado após uma manhã extenuante já não é verdadeiro durante a tarde.

Além disso, essas ferramentas de monitoramento podem ser integradas com outras soluções informatizadas do hotel, o que facilitará as decisões da gestão e a comparação entre o desempenho dos concorrentes.

Receba atualizações sobre os concorrentes

Também é importante se manter atualizado sobre os concorrentes por meio dos canais disponibilizados por eles mesmos, como listas de e-mail marketing, blogs corporativos e as suas redes sociais.

Sempre que uma novidade for divulgada nesses canais, é importante que a gestão do hotel tenha um olhar atento e compreenda, com base em sua experiência e expertise, qual será o impacto daquilo no mercado.

Um concorrente que inaugura uma nova categoria de classe, por exemplo, pode estar de olho em uma oportunidade especial ou apenas se aventurando, portanto, é preciso acompanhar também os seus resultados após a divulgação da novidade.

Além de informarem sobre os concorrentes, esses canais oficiais também são interessantes para que o gestor tenha uma visão maior sobre o próprio mercado e os seus movimentos.

Tenha a experiência de cliente na concorrência

Conheça a sua concorrência em primeira mão: seja hóspede deles por alguns dias e descubra como os clientes se sentem quando visitam o outro hotel. Na prática, o gestor não precisa ser o hóspede da concorrência, especialmente se o seu rosto e o seu nome forem conhecidos por lá. Um colaborador que tenha capacidade de avaliar o rival e trazer todas as informações importantes pode assumir essa responsabilidade.

Essa é uma técnica antiga e válida para diversos tipos de negócio, mas, no setor hoteleiro, em que a qualidade e o conforto precisam ser experimentados para serem confirmados, esse tipo de estratégia é ainda mais importante para conhecer os detalhes da concorrência.

Não se esqueça de olhar para dentro

Por fim, não deixe de avaliar também o seu próprio negócio. Só é possível traçar uma comparação eficiente se, além da concorrência, o gestor conhecer também as forças e fraquezas do seu hotel.

Nem todo mundo tem um senso crítico apurado o bastante para entender as falhas e acertos na administração do negócio, mas, com determinadas técnicas, como a Matriz SWOT, que lista visualmente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, é possível enxergar o quadro completo com mais clareza.

Além disso, assim como existem ferramentas especializadas para monitorar a concorrência, soluções informatizadas de Business Intelligence, ou BI, fornecem informações precisas e valiosas sobre o negócio e o mercado em que ele está inserido.

Monitorar a concorrência hoteleira é fundamental para o sucesso do negócio. Quer aprender quais são as melhores ferramentas para isso? Entre em contato com a Omnibees e saiba mais! Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *