Por que investir em um Channel Manager para meu hotel? Descubra!

A tecnologia já chegou ao setor hoteleiro e trouxe mudanças positivas tanto para hóspedes quanto para donos de hotéis. Investir em channel manager é necessário para quem deseja aumentar as vendas e fortalecer a gestão.

Esse assunto, no entanto, ainda traz muitas dúvidas, principalmente para quem não tem muito domínio sobre as ferramentas digitais. Explicamos, a seguir, o que é o channel manager e como ele pode auxiliar na otimização de processos, de forma a torná-los eficazes e mais intuitivos. Continue a leitura para aprender mais sobre ele!

O que é channel manager e como ele funciona?

Com o aumento da demanda, há cada vez mais canais de venda (On-line Travel Agencies – OTAs) para hotéis. Alguns sites são mais presentes fora do Brasil, outros têm força de acordo com a localidade. De qualquer forma, é importante estar em vários deles.

Organizar as reservas e atualizar cada um desses canais com a disponibilidade de quartos a cada negócio fechado desperdiça um tempo que é essencial para outras tarefas. É nesse contexto que o channel manager, também conhecido como gerenciador de canais, é útil.

O software é responsável por centralizar a gestão de diferentes canais em apenas um lugar. Assim, fica mais fácil controlar as reservas e se prevenir contra o overbooking, ou seja, o fechamento de mais reservas do que pode acomodar.

Normalmente, há preferência por aqueles que se integram ao sistema de gestão hoteleira (Property Management System – PMS): assim, o channel manager atualiza o sistema automaticamente sempre que uma reserva é efetuada no canal de vendas.

Da mesma forma, quando acontece uma venda direta (no balcão do hotel) e essa informação é lançada no mapa de reservas, o gerenciador atualiza a oferta de quartos nos canais de vendas. Tudo funciona de forma automática, o que poupa tempo e protege de falhas humanas.

Quais as vantagens de investir em channel manager?

O aumento de produtividade obtido com o gestor de canais não acontece por acaso. Conheça as principais vantagens que seu uso traz!

Centraliza a gestão

O channel manager facilita e agiliza as atualizações nos sites de reserva. Muitos estabelecimentos contratam pessoal apenas para fazer essa gestão, mas ela é bem mais prática com a ferramenta. Com poucos cliques, é possível alterar preços e disponibilidade de dias, além de incluir descrições ou fotos do que é oferecido.

Alcança hóspedes do mundo inteiro

O Brasil tem hoje mais de 30 mil opções distintas de hotéis espalhados por todas as regiões. Com esse número em mente, imagine o esforço necessário para um estrangeiro, por exemplo, dar preferência a seu estabelecimento.

Um channel manager ajuda nesse processo, pois ajuda a atingir usuários de todo o mundo — inclusive permite que se especifiquem dados sobre o público-alvo para que o contato seja mais preciso. Consequentemente, aumentam as chances de alcançar as pessoas certas e aumentar o número de reservas.

Auxilia a mensuração de resultados

Com todas as informações sobre reservas e sites reunidas em um software, fica mais fácil analisar os dados periodicamente. Assim, é possível identificar quais estratégias e canais funcionam melhor para o negócio e redefinir prioridades, bem como ajustar a verba investida de forma mais objetiva.

Por que contratar uma empresa especializada em soluções tecnológicas?

Investir em channel manager pode ser um ponto de virada para o negócio. No entanto, seu uso não é sinônimo de aumento de vendas ou crescimento instantâneo. É preciso, primeiro, definir qual o melhor software para cada caso e traçar estratégias de divulgação para captar os clientes certos.

Por isso, contratar uma empresa especializada em soluções tecnológicas com foco em hotéis faz diferença. Ela é capaz de identificar o sistema de gestão utilizado e indicar um software que se integre a ele ou mesmo oferecer um pacote com ambos.

Além disso, há a oportunidade de aprender com quem tem contato e desenvolve novas tecnologias, o que produz insights e permite atualização constante. Se a intenção é aumentar a produtividade e os lucros, portanto, investir em channel manager é indispensável.

Caso você queira saber mais sobre a tecnologia ou implementá-la em sua empresa, entre em contato conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *