Confira os 7 benefícios de automatizar os processos do seu hotel

Melhorar a experiência de hospedagem tornou-se uma estratégia essencial para o setor hoteleiro. Por isso, diversos hotéis estão investindo em tecnologia e descobrindo os benefícios de automatizar os processos em sua gestão.

Com o avanço da tecnologia e acesso de ferramentas a um custo eficiente, é praticamente impossível que um hotel ainda administre os seus negócios de forma manual, ignorando as vantagens de utilizar um software de gestão.

Gestão de canais de vendas, motor de reservas no site, PMS, entre outros recursos, tornaram-se serviços indispensáveis para qualquer hotel, sendo responsáveis por aumentar o fluxo de hóspedes e otimizar a gestão.

Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada importante para o setor de hotelaria. Mas se você ainda não está convencido sobre o assunto, confira em nosso post 7 benefícios de automatizar os processos do seu hotel!

1. Fidelização dos hóspedes
Fidelizar um cliente ainda é um grande desafio para os hotéis. No entanto, proporcionar a melhor estadia é uma experiência que depende muito da tecnologia.

Vale ressaltar que um software de gestão é uma ferramenta importante para analisar o histórico de cada cliente e, assim, conceder descontos e benefícios para as próximas reservas de acordo com o perfil.

Além disso, com o auxílio da tecnologia, um hotel pode reduzir o tempo de espera na recepção, automatizar o consumo dentro dos quartos, disponibilizar internet, melhorar o atendimento, entre outros recursos que são capazes de motivar a fidelização.

Os benefícios da automatização, em conjunto com um bom atendimento e comodidades adequadas, garantem que os hóspedes fiquem satisfeitos com o hotel e, mesmo se não voltarem, indiquem o local para sua rede de contatos. Essa prática aumenta a divulgação e conhecimento sobre sua empresa.

2. Integração de clientes, agências e fornecedores
Manter todas as informações sobre os clientes, agências e fornecedores em um único sistema é fundamental para otimizar o tempo nas consultas. Mas isso não é tudo.

A integração de dados ainda permite que o seu hotel obtenha informações mais confiáveis e, assim, realize os pedidos de acordo com o total de reservas, acione agências automaticamente e notifique os seus clientes sobre possíveis promoções e descontos exclusivos.

3. Melhoria dos processos internos
A automação é um investimento que não beneficia apenas os hóspedes. Com sua implementação, um hotel pode melhorar todos os processos internos que fazem parte da sua gestão de maneira simples e eficiente.

Entre as vantagens podemos mencionar:

aumento da produtividade;

melhor relacionamento com os clientes e fornecedores;

redução de mão de obra;

identificação de despesas desnecessárias;

emissão de relatórios sobre qualquer informação relacionada ao seu hotel;

eliminação de erros manuais;

redução de processos, retirando etapas desnecessárias.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a automatização oferece aos hotéis e empresas que investem nessa tecnologia.

4. Otimização da gestão
A melhoria dos processos internos facilita a gestão de todo o hotel, permitindo que os decisores tenham mais tempo para pensar em estratégias de venda, atração de clientes e sua fidelização.

Os funcionários que executam essas atividades também possuem mais tempo para focar em outras tarefas, como o próprio atendimento dos clientes. Sem excesso de trabalho, eles passam a se dedicar aos hóspedes, garantindo atendimento personalizado e exclusivo.

A otimização dos processos pela automatização também reduz os gastos da gestão, uma vez que os erros manuais e etapas desnecessárias são eliminadas. Isso aumenta o poder de investimento em outras mudanças que aumentam a satisfação dos clientes, como reformas de modernização e novos serviços.

5. Possibilidade de cross-selling
O cross-selling é uma prática muito utilizada em diferentes empresas que aumenta o valor gasto com seus produtos e os ganhos do negócio. Hotéis automatizados também podem aproveitar esses benefícios.

Vendas em websites automatizados podem oferecer descontos e outros serviços no momento da reserva, como passeios, refeições e acessos exclusivos. Os clientes enxergam essas ofertas como mais vantajosas para sua estada e, normalmente, realizam a compra.

Para que isso seja efetivo, é importante que seu sistema saiba identificar quais ofertas são interessantes para cada perfil de cliente. Alguns sistemas são inteligentes e usam análise de dados para fazer essa escolha, outras oferecem apenas os itens mais vendidos que possuem maior chance de venda.

O mesmo sistema pode ser usado no atendimento por telefone ou pessoalmente. O sistema pode ser usado por qualquer vendedor ou atendente do hotel para aumentar as chances de personalização do atendimento e ganhos para o negócio.

6. SAC ou Central de Reservas mais afetiva
Outro benefício proporcionado pela automatização é a melhoria do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou Central de Reservas do hotel. É muito comum que os clientes entrem em contato antes de confirmar uma reserva, tirar dúvidas sobre o local ou até mesmo depois da estadia para oferecer feedback.

Nesse momento, é importante que o atendente tenha acesso à informações de forma simples e rápida para oferecer uma experiência positiva. Com um software de gestão, ele pode acessar as informações de cada reserva e os dados daquele período, fornecendo informações importantes para os clientes.

Além disso, todos os feedbacks coletados podem ser armazenados e acessados pela gestão, identificando pontos que precisam de atenção. As modificações e melhorias se tornam mais efetivas quando seguem as recomendações dos clientes.

7. Superação dos concorrentes no mercado
Por fim, ter um quarto confortável não é suficiente para superar a concorrência. Mais do que uma cama macia e um ambiente climatizado, um hóspede está em busca de outras soluções tecnológicas que ofereçam conforto e comodidade na medida certa.

A automatização já é utilizada em diversos setores e serviços ao mercado, portanto, a tendência é que, cada vez mais, os clientes procurem por esse benefício em seus hotéis. Adotar essa e outras estratégias inovadoras é a chave para superar a concorrência e entregar mais valor ao público da empresa.

Como mostramos neste post, conhecer os benefícios de automatizar os processos faz toda a diferença para o setor hoteleiro. Identificar e adotar essas soluções é necessário para acompanhar as tendências do mercado e oferecer mais benefícios aos clientes.

Lembre-se que existem empresas especializadas em automatização que ajudam sua empresa a adotar o processo na gestão, reduzindo o tempo de transição e evitando erros que comprometem seu projeto de modernização do negócio.

Se você gostou das nossas dicas sobre os benefícios de automatizar os processos do seu hotel e quer continuar aproveitando as vantagens que a tecnologia oferece, basta entrar em contato com a Omnibees e conhecer as melhores ferramentas tecnológicas para otimizar a sua gestão hoteleira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *