Conheça 4 soluções tecnológicas para hotelaria

Atividades como o controle dos serviços nos apartamentos, das reservas realizadas e o gerenciamento de pessoal tornam a gestão de hotéis bastante complexa. Por isso, os gestores de meios de hospedagem, independentemente do porte do negócio, podem e devem se beneficiar das novidades e soluções tecnológicas para hotelaria.

Mas quais são elas? Atualmente, existem diversas ferramentas que podem otimizar o dia a dia do negócio. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das iniciativas mais importantes entre as disponíveis para hotéis, bem como suas funções e vantagens. Confira!

1. Sistema de gerenciamento de reservas

Um sistema de gerenciamento de reservas é uma ferramenta indispensável para um gestor hoteleiro. Ela oferece diversos benefícios que são facilmente percebidos no dia a dia da operação de um hotel.

Além de transformar o processo em algo totalmente online, integrado e automatizado, um sistema de gerenciamento de reservas possibilita uma visão ampla e clara do andamento das operações do hotel. Isso inclui gestão de conteúdos como fotos, valores tarifários, disponibilidade de apartamentos, políticas de reservas, confirmações, cancelamentos e projeção de check-ins.

Uma plataforma para o gerenciamento de reservas ajuda a vender mais com a apresentação de informações importantes como previsão de disponibilidade, taxa de ocupação e períodos de sazonalidade.

Esse acompanhamento permite determinar os melhores momentos para investir em campanhas, promoções, organização de eventos e outras alternativas de estímulo de demanda. Assim, você consegue gerenciar melhor a ocupação e, como consequência, evita prejuízos nas épocas de baixa e aproveita a alta temporada.

2. Software de gestão de RH

O setor de RH é um dos mais burocráticos para qualquer negócio. Ao mesmo tempo, muitas das atividades respeitam um padrão e, por isso, permitem a automatização de alguns procedimentos para minimizar o problema.

Além disso, quanto mais profissional for a gestão dessa área, menores as chances de ocorrência de erros. Na prática, alguns deles podem representar uma grande “dor de cabeça”, com custos altos e perda de tempo com processos trabalhistas.

Mas um bom software de gestão de RH vai muito além dessa função. Ele ajuda a administrar melhor os turnos, tarefas e a engajar os colaboradores. A ferramenta também permite que se economize espaço com arquivos físicos, possibilitando a criação de um banco de dados digital com as informações cadastrais de todos os seus colaboradores.

O sistema ainda possibilita a integração de funções como gestão do ponto e da folha de pagamento, além de controle de férias e geração de relatórios individuais dos funcionários do hotel.

3. Software para gestão financeira

Dada a complexidade de gerir as finanças de pousadas e hotéis de pequeno a grande porte, há diversas soluções com o mesmo objetivo disponíveis no mercado. Elas facilitam a gestão financeira registrando receitas, despesas, pagamentos a fornecedores e recebimentos de comissões, por exemplo.

Online, é possível registrar, acessar e visualizar com segurança as informações e ter uma visão instantânea da performance financeira do hotel ou pousada. Isso proporcionará mais dinamismo e segurança para a gestão das finanças do estabelecimento.

Independentemente do porte do empreendimento, há soluções que vão desde softwares de autogestão, que são menos complexos e mais baratos, até outros mais robustos e, por tabela, mais caros. Nesse caso, normalmente é necessária uma implantação assistida, devido a sua complexidade.

4. Aplicativos para hóspedes

Outra possibilidade tecnológica para otimizar a gerência de um hotel e também o atendimento ao cliente é o uso de aplicativos específicos para a interação com o hóspede.

Por meio deles, é possível fornecer aos clientes informações sobre toda a programação do estabelecimento, como horários de check-in e check-out, café da manhã, wi-fi, entre outras atividades. Com o uso de aplicativos, é possível até mesmo se comunicar com a recepção e solicitar serviço de quarto, tudo via smartphone.

Com essas ferramentas, os hóspedes interessados têm a possibilidade de acessar informações rapidamente, além de indicar necessidades de manutenção ou suporte de modo instantâneo, beneficiando a empresa.

5. CRM

Dentre todas as ferramentas disponíveis, o CRM está entre as mais importantes para o marketing hoteleiro. O “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é muito mais do que um software. Na verdade, estamos falando de uma elaboração estratégica para garantir o bom relacionamento com o cliente e, desse modo, favorecer a fidelização e a satisfação dele.

Obviamente, os softwares de CRM reúnem funcionalidades que, se bem utilizadas, facilitam ações primordiais. Nisto, entram aquelas que visam entregar um atendimento de qualidade, assim como outras que envolvem a apresentação de dados sobre o comportamento do cliente e do atendimento.

No CRM, fica armazenado todo o histórico de contato. No caso do atendimento corporativo, por exemplo, você pode programar contatos, registrar dados sobre negociações e acompanhar o resultado por região, colaborador e vários outros detalhes em tempo real.

É fundamental entender que o CRM surgiu como um recurso para aproximar marcas de seus clientes. A ideia é registrar e administrar informações tão específicas sobre cada consumidor que elas permitam prestar um serviço altamente especializado.

Em termos comparativos, ocorre de forma similar a que os pequenos negócios da época de nossos avós eram capazes de fazer. Afinal, os donos conheciam a todos da cidade, sabiam suas preferências, desejos e necessidades em detalhes.

6. Gestor de canais

Hoje em dia, o consumidor está conectado o tempo todo, em qualquer lugar. Como todos sabemos, o crescimento do uso dos smartphones e o acesso mais fácil à banda larga alterou nossos hábitos e, de certo modo, acabou com nossa paciência.

A maioria dos clientes deseja resposta imediata para a maioria de suas solicitações e não importa o horário, o local e o dispositivo. É por isso que a estratégia de canais se tornou tão importante atualmente.

Obviamente, é quase impossível administrar vários canais sem ajuda da tecnologia. Ela melhora a produtividade e a qualidade de atendimento, oferecendo um retorno significativo em relação ao valor investido nesse tipo de ferramenta.

7. Ferramentas integradas

Agora, imagine utilizar todas essas ferramentas sem que elas trabalhem integradas umas às outras! Por isso, é fundamental contar com a integração como solução tecnológica, envolvendo o alinhamento de processos e das áreas do negócio. Ter a ajuda de uma equipe especializada, com experiência no setor e que ofereça uma estratégia robusta, segura e confiável é primordial.

Afinal, estamos falando de soluções tecnológicas para hotelaria. Se existe uma área em que adaptações geram problemas, essa área é a de tecnologia. Por outro lado, quanto mais adequada à solução que obtiver, maior o aumento da produtividade e o retorno sobre o investimento.

Agora, obtenha informações especificas sobre como sua empresa pode se beneficiar da tecnologia e entre em contato conosco. Nossa equipe foi exaustivamente treinada para lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *