Por que cadastrar meu hotel no Google Meu Negócio?

Existem alguns motivos especiais para cadastrar empresa no Google Meu Negócio quando se trata de um hotel ou de uma pousada. Os profissionais da área já perceberam a importância de uma boa presença online para o setor. Por isso, estão atentos ao comportamento dos hóspedes para encontrar um estabelecimento.

Ao se tratar de posicionamento digital, o que nem todos costumam notar é o quanto a segmentação geográfica é significativa nesse caso. Afinal, as pessoas dificilmente pesquisarão um hotel sem determinar a região onde pretendem se hospedar. Acontece que o Google Meu Negócio tem configurações específicas que facilitam o seu posicionamento local e fornecem informações mais detalhadas sobre a natureza da sua atividade.

Com esses dados, o algoritmo do Google é capaz de entender melhor o que você faz e direciona sua exibição para quem procura por isso. Vamos começar entendendo exatamente o que é a ferramenta e para que ela serve. Confira!

O que é o Google Meu Negócio?

Basicamente, o Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida por esse gigante da internet para que seus usuários possam encontrar informações sobre os diversos estabelecimentos comerciais existentes em uma determinada região. Para isso, a plataforma permite que os empreendedores divulguem gratuitamente seus negócios.

Sendo assim, essa ferramenta pode ser comparada a uma página sobre o seu hotel com informações básicas ou, ainda, àqueles guias que fornecem referências sobre o negócio. A diferença é que essa publicação fica disponível digitalmente no Google.

Por que é importante cadastrar a empresa no Google?

Tornou-se comum as pessoas utilizarem o Google para buscar soluções na internet para os seus problemas, e isso também acontece quando se deseja procurar por um serviço. Dessa forma, caso o hotel deseja ser mais facilmente encontrado na rede, é preciso que ele esteja cadastrado no Google Meu Negócio.

Além disso, a plataforma divulga diversas informações sobre o estabelecimento, como dados de contato (endereço, e-mail e telefone, permitindo uma ligação direto do buscador). Ela ainda permite:

  • exibir o horário de funcionamento;
  • expor comentários e notas de outros hóspedes;
  • publicar fotos internas das acomodações;
  • exibir a localização no Google Maps, o que permite um tour virtual pelo hotel e a visualização da rota da localidade do hóspede até o seu estabelecimento;
  • divulgar a faixa de preço da estadia;
  • compartilhar perfis nas redes sociais;
  • exibir o endereço do site do hotel.

Quais são as vantagens da ferramenta?

Além de divulgar gratuitamente as informações de um estabelecimento comercial na ferramenta de busca, o Google Meu Negócio proporciona outras vantagens para um hotel, as quais são:

Ter sua empresa cadastrada no Google

Pode parecer óbvio, mas, ao se cadastrar no Google Meu Negócio, sua empresa fará parte do banco de dados dessa ferramenta de buscas. Além disso, devido à importância que ela tem no dia a dia das pessoas, é obrigação para um hotel criar meios que permitam ao possível hóspede encontrá-lo mais facilmente, já que ele aparece no Google Maps e no Waze.

Melhorar o alcance da empresa

Quando alguém procura por um serviço no Google, o buscador mostra para o usuário um mapa com as empresas mais próximas e relevantes. Para que o seu hotel apareça ali, é preciso que ele esteja cadastrado no Meu Negócio.

Agora, quando o usuário busca pelo nome do estabelecimento, caso a empresa faça parte dessa plataforma, serão informadas na lateral da própria página de resultados do Google as principais informações sobre o hotel.

Melhorar a interação com os clientes

Entre as várias funcionalidades que a plataforma oferece, uma das mais úteis é a possibilidade de os clientes fazerem comentários sobre a empresa. Além de facilitar a obtenção de feedbacks, o empreendedor pode utilizar essas informações para melhorar os serviços prestados.

Caso o hotel tenha um elevado índice de satisfação, os comentários positivos publicados no Google Meu Negócio ajudam a atrair novos hóspedes.

Oferecer métricas

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a facilidade de obter dados que permitam aos gestores melhorar sua estratégia. Isso também é observado no Google Meu Negócio, pois é possível descobrir várias informações importantes sobre as buscas pela sua empresa na internet.

Assim, o empreendedor consegue saber o número de visualizações que a empresa teve na plataforma, a quantidade de cliques e telefonemas.

Facilitar o uso

Assim como acontece com outras ferramentas fornecidas pelo Google, o Meu Negócio é bastante simples para ser usado. Mesmo que o acesso seja feito pelo smartphone, o usuário consegue facilmente realizar edições nas informações da empresa, responder a comentários e publicar imagens.

Como o Google Meu Negócio favorece a presença online do hotel?

Quando você cadastra o seu hotel ou pousada na ferramenta, ele passa a ser exibido com mais destaque nos resultados de pesquisa — isso inclui fotos e os outros dados que foram informados. Além do evidente benefício de posicionamento no Google Maps, seus potenciais clientes terão uma melhor experiência ao procurar informações e fazer contato.

Sua concorrência provavelmente também estará representada no Google Meu Negócio, por isso é importante caprichar nas informações, publicar fotos de qualidade e manter os dados atualizados. Para cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio, você pode começar fazendo uma pesquisa sobre hotéis na sua região. Assim, vai conferir como a concorrência está posicionada.

Como usar as métricas a favor do meu hotel?

As informações analíticas do Google Meu Negócio são ótimas para adequar os dados sobre o hotel às necessidades dos hóspedes. No mesmo painel de controle usado para editar suas informações, é possível verificar:

  • chamadas feitas e rotas traçadas pelos usuários, incluindo de onde são os visitantes;
  • visualizações;
  • seguidores;
  • quantidade de cliques:
  • comentários;
  • classificação atribuída pelos visitantes.

A ferramenta também tem uma funcionalidade de envio automático de relatório básico sobre o desempenho da sua empresa no Google Meu Negócio. Esse relatório tem periodicidade mensal e é ótimo para lembrá-lo do cadastro. Assim, sempre que alguma informação mudar, vai ficar mais fácil lembrar que você precisa atualizar os dados na plataforma.

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

Como é possível perceber, cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio proporciona diversas vantagens para o hotel. Caso você tenha se interessado, é bastante simples se inscrever nessa plataforma. Siga, sendo necessário seguir as seguintes etapas:

  • acesse a página da plataforma e faça seu login;
  • preencha os dados da seção “Adicionar seu negócio”;
  • confirme sua autorização para gerenciar a empresa;
  • Confirme a localização da empresa;
  • Complete os dados fornecidos pela página.

Viu como é fundamental cadastrar empresa no Google? Lembre-se: como a maioria dos hóspedes em potencial utiliza a internet para programar viagens, todo hotel deve ter uma presença digital forte. Por isso, com certeza o seu principal concorrente já deve estar inscrito nessa plataforma.

Se você achou útil essas dicas, deixe um comentário dizendo qual é a sua estratégia para melhorar o marketing de seu hotel e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *