Chatbots na hotelaria: 3 motivos para implementar esse recurso já!

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o uso de chatbots na hotelaria para oferecer um atendimento eficiente aos hóspedes, mas você já conhece verdadeiramente os benefícios de implementar essa tendência e sabe como fazer isso no seu hotel?

É importante salientar que se o seu desejo é promover uma experiência excepcional ao hóspede, essa tecnologia é uma solução muito bem-vinda. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura deste post e descubra o que são os chatbots, quais são os benefícios para a hotelaria e como implementá-los.

O que são chatbots

É possível pensar em chatbots como robôs e assistentes virtuais, mas de modo mais específico e funcional, trata-se de softwares ou programas de computador que realizam aquilo que são programados para fazer: simular conversas humanas em aplicativos de mensagens.

É possível dizer que esses sistemas são ferramentas incríveis para fortalecer as estratégias de marketing de relacionamento do seu hotel. Afinal, considerando o perfil dos hóspedes atuais — que desejam atendimento rápido e respostas instantâneas —, os chatbots são uma realidade proveitosa na hotelaria.

Quais são os benefícios dos chatbots para o hotel

1. Diminuição do tempo de espera do cliente

As pessoas estão cada vez mais apressadas, mal temos paciência para aguardar os angustiantes segundos do micro-ondas. Sendo assim, não é de se espantar quando nos deparamos com hóspedes que demandam respostas mais rápidas e que, quando não as encontram, acabam por buscar informações em sites de concorrentes — o que denota a importância do seu negócio estar disponível 24 horas por dia.

Trata-se de uma verdadeira corrida: é necessário ser o primeiro a fornecer o que o hóspede impaciente deseja. Com o chatbot, o seu hotel terá a grande vantagem de dar as repostas no mesmo momento em que elas são procuradas — não havendo espera e não restando dúvidas.

2. Aumento de reservas diretas

Muitas vezes, prestes a finalizar sua compra em sites de reservas online — como o Booking.com —, o usuário migra para o site do hotel que o interessa atrás de alguma informação adicional. Esse é o momento ideal para fazer o cliente fechar negócio diretamente com você e, para tanto, o chatbot é a sua melhor chance.

Após tirar todas as dúvidas do hóspede, o bot pode induzi-lo a fazer a reserva diretamente no seu site. Ou seja, o viajante pode até entrar no site do seu hotel em busca apenas de informações e com o objetivo de concluir a compra em um desses motores de reservas online, mas devido à agilidade e precisão desse contato, ele estará muito mais inclinado a concluir a reserva com você.

3. Inovação do serviço de quarto

Outro benefício dos chatbots na hotelaria é que eles são recursos que possibilitam a inovação do serviço de quarto, sendo possível sugerir produtos e serviços antecipadamente. Dessa forma, garante-se o aumento do ticket médio da estadia.

Nesse contexto, o hóspede conseguirá fazer solicitações antes mesmo de chegar ao hotel, sem que haja a necessidade de realizar ligações telefônicas ou contatos via e-mail que possam complexificar uma demanda simples. Esse certamente é um grande diferencial que um empreendimento pode oferecer.

Como implementar chatbots na hotelaria

Canal de comunicação 24h

Os chatbots podem ser empregados na estratégia de atendimento do seu hotel como um canal de comunicação 24 horas por dia para os clientes. Uma vez programados, eles funcionam de maneira autônoma e ininterrupta, servindo para atender até mesmo aqueles que precisam reservar um quarto de última hora e que buscam informações durante a madrugada.

Upselling antes do check-in

Outra forma de implementar chatbots e aumentar o rendimento do seu hotel é programando o envio de ofertas destinadas aos clientes em potencial — aqueles que pretendem se hospedar com você. Entretanto, tenha atenção: é muito importante que essa estratégia faça sentido e vise melhorar a experiência do viajante.

Mensagens personalizadas

As mensagens programadas em um chatbot podem ser adaptadas conforme os dados e o perfil de cada hóspede, possibilitando a personalização de cada conversa. Afinal, não é porque se trabalha com um robô que o atendimento não pode ser humanizado.

Agora que você já sabe a importância de implementar chatbots na hotelaria e como fazer isso, o que acha de dividir o conhecimento? Compartilhe este post nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *