Software de gestão hoteleira: 4 funções que não podem faltar

Um software de gestão hoteleira se tornou um requisito de sobrevivência para as empresas do setor. Atualmente, é quase impossível pensar em um bom desempenho com ferramentas adaptadas, sem controles específicos sobre a situação dos quartos, sobre as reservas e demais particularidades.

É preciso ter em mente que as atividades empresariais, independentemente do setor, se tornaram tecnológicas. De outro modo, não é possível garantir um bom nível de produtividade, excelência operacional e, principalmente, uma boa experiência para o cliente — o hóspede, neste caso.

Para manter o seu hotel competitivo e viável, confira alguns dos principais requisitos de um bom software — assim você vai poder se assegurar que o seu negócio está sustentado pela tecnologia.

1. Gestão de reservas

Apesar de elementar, não poderíamos deixar de citar a relevância de manter um controle efetivo das reservas do seu hotel. A tecnologia atual permite proporcionar facilidades para os hóspedes por meio de reservas eletrônicas e pagamentos online. No entanto, o controle dos apartamentos e de ocupação é fundamental do ponto de vista operacional e estratégico.

Os controles manuais estão mais sujeitos a erros, por isso, a operação é mais bem conduzida com os controles de um bom sistema. Além disso, uma ferramenta elaborada especificamente para a hotelaria segue boas práticas adotadas pelo setor, e a simples adoção da solução adequada melhora o fluxo de processos naturalmente.

Já do ponto de vista estratégico, as funcionalidades relativas às reservas garantem uma série de informações que facilitam a análise de desempenho, apontam gargalos a serem aprimorados e outros dados relevantes.

2. Relatórios financeiros

Por mais que todos os outros dados sejam importantes, é no financeiro que você confere a lucratividade, a rentabilidade e a disponibilidade de caixa do hotel. Obviamente, não adianta nada manter o estabelecimento ocupado e prestar um serviço excelente sem obter o lucro devido.

No entanto, não basta encontrar um sistema que forneça as informações que você precisa. Elas devem estar disponíveis em tempo real e em um formato de apresentação amigável, prático e útil. Não são raras as situações em que algumas empresas se esforçam para gerar dados que são mais trabalhosos de levantar do que úteis.

Por isso, o ideal é você pensar nas informações que precisa e na periodicidade que elas devem estar disponíveis. Desse modo, será capaz de identificar o sistema que atende às suas necessidades.

3. Gestão de canais

Com a popularização dos smartphones, o cliente está em todos os lugares e a toda hora. Ele não está mais disposto e com tempo de buscar informações ou interagir com empresas disponíveis em um único canal.

Ao mesmo tempo, é impossível atendê-lo como ele espera sem dispor de recursos tecnológicos — do contrário, você não faria outra coisa. A hotelaria se utiliza de canais específicos como o TripAdvisor, Trivago e Booking e ainda precisa se organizar em relação ao motor de reservas do site do hotel , OTAs, operadoras, GDS e agências de viagens.

Por isso, um software para hotelaria precisa ter funções que integrem e facilitem a gestão de canais, para automatizar alguns procedimentos e diminuir a carga de trabalho, permitindo manter o foco no bom atendimento.

4. Integrações funcionais do software de gestão hoteleira

Essas não são as únicas integrações que fazem diferença para um hotel. É preciso garantir flexibilidade nos meios de pagamento e a automação do maior número de procedimentos possível.

Tenha em mente que os sistemas integrados são uma tendência importante. Há uma pressão evidente nesse sentido porque estamos nos comunicando com mais facilidade. Ao mesmo tempo em que isso é positivo, gera uma certa saturação de informação que só pode ser solucionada com automatização de alguns procedimentos — o que é impossível sem integração.

Para concluir nossa discussão sobre software de gestão hoteleira, não poderíamos deixar de destacar a importância da confiabilidade. Procure verificar quem são os clientes do fornecedor da solução e o que eles estão dizendo. Além disso, observe a qualidade do suporte. Esse é um ponto fundamental para que você consiga aproveitar o máximo de funcionalidades do sistema.

A Omnibees oferece diversas soluções tecnológicas que facilitam o dia a dia do hoteleiro, independente do tamanho do empreendimento, de grandes redes a pequenas pousadas. Entre em contato conosco para que nossa equipe lhe auxilie no levantamento das funções mais importantes no seu caso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *