Entenda como funciona o Google Analytics

As ferramentas de análise disponíveis costumam gerar muita dúvida de utilização. Por isso, elaboramos este texto para você. Ele vai ajudá-lo a entender como funciona o Google Analytics de forma simples e objetiva. Por enquanto, vamos apenas ressaltar que ele é fundamental para compreender como os visitantes do seu site ou blog estão interagindo, o que está chamando a atenção deles, o que os afasta e outros detalhes. Dados importantes, inclusive, para sua estratégia de fidelização.

Com base nessas informações, você consegue se adequar e fazer com que o público retorne e permaneça por mais tempo se informando nas suas páginas. Então, vamos logo conhecer esses detalhes. Confira!

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite que você monitore o tráfego no seu site. Ela pode ser instalada em qualquer endereço que você tenha na Internet, como seu site ou blog. Para isso, basta registrar uma conta e seguir alguns procedimentos de instalação de um código para que o sistema passe a armazenar vários indicadores importantes.

O objetivo principal é mesmo o de identificar o comportamento dos usuários que acessam suas páginas e melhorar a experiência de navegação deles. Esse exercício permite que você conheça seu público e ajuda a identificar insights importantes sobre o conteúdo do site.

Como funciona o Google Analytics?

Depois de um pequeno intervalo de tempo entre o registro de sua conta e a instalação, o sistema vai fornecer os dados por meio de uma plataforma online, que, em sua primeira página, oferece um resumo do acesso dos últimos 7 dias e estatísticas sobre o que está acontecendo ao vivo.

No menu lateral, posicionado à esquerda, você terá acesso ao detalhamento desse desempenho e a consulta é bem intuitiva. Ao clicar em cada item, será possível perceber facilmente como selecionar um período específico de consulta, por exemplo. Basicamente, você poderá acompanhar:

  • número de visitantes: você poderá visualizar o número total de visitas, o número de visitantes que retornaram ao site e os visitantes únicos, que são o total deles, independentemente de quantas vezes acessaram suas páginas;
  • origens do tráfego: para saber de onde estão surgindo os visitantes que navegam no seu site. Eles podem ter origem em uma postagem de uma rede social ou no link de outro site, por exemplo;
  • metas: esses dados dependem de uma configuração prévia, mas permitem monitorar as metas de desempenho que você determinar;
  • marketing: aqui, você acompanha as campanhas de marketing que realiza por meio do Google;
  • mídias sociais: aponta os resultados obtidos com suas ações nas redes.

Além disso, você pode configurar relatórios personalizados depois de dominar o uso da ferramenta e consultar informações ainda mais pormenorizadas, navegando no detalhamento dos dados que acabamos de listar para você.

Dentre elas, você saberá, por exemplo, qual o índice de rejeição de uma página, que é quando o visitante a acessa e, em seguida, abandona a navegação, o tempo de permanência em cada uma delas e assim por diante.

Agora que você tem uma boa ideia de como funciona o Google Analytics, saiba que as informações que pode consultar nele não têm utilidade relativa apenas ao marketing digital e à eficiência das páginas de seu site. Ao permitir um maior conhecimento sobre o seu cliente, elas se tornam fundamentais para a tomada de decisão na sua empresa.

Para o segmento o hoteleiro a boa utilização do Google Analytics, atrelada com um bom website, é essencial para a obtenção de informações sobre hóspedes, clientes potenciais e também o aumento das vendas diretas.

Por fim, acesse e curta nossas páginas nas redes sociais. Assim, você terá acesso a dicas adicionais para ajudar no seu negócio. Estamos no Facebook e no LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *