Saiba como fazer a contratação de funcionários para cada vaga do hotel

Seja qual for o ramo de atividade da sua empresa, fazer a contratação de funcionários não é tarefa fácil. No setor hoteleiro, isso não é exceção, principalmente porque, nessa área, as funções são muito bem definidas.

Os hóspedes de um hotel costumam ser muito exigentes com relação ao bom atendimento, e ter uma equipe de alta performance pode definir o sucesso — ou fracasso — do seu estabelecimento.

Então, para contratar colaboradores que contribuam para a sua hospedaria, é preciso ter em mente o que você procura. Confira conosco como fazer uma contratação de funcionários que traga êxito para os seus negócios.

Defina o perfil de funcionário do seu hotel

Levando em consideração os objetivos e a missão da empresa, defina as características de cada cargo e suas respectivas funções. Trace minuciosamente o perfil desejado para um funcionário.

Por exemplo: qual a escolaridade mínima da recepcionista? É preciso ter experiência para ser camareira? Quais os cursos necessários para o chef da cozinha? Assim, fica mais fácil seguir com a contratação.

Faça um recrutamento e uma seleção de forma adequada

Escolha os canais nos quais você divulgará a vaga ou procurará o candidato. Também defina a forma de seleção: prova escrita? Entrevistas? Dinâmica em grupo e/ou individual?

Caso você não se sinta preparado para fazer sozinho a contratação de funcionários, existem agências de seleção e recrutamento especializadas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Peça indicações para as pessoas certas

Não deixe de divulgar internamente a vaga e, caso você tenha algum funcionário de confiança, avalie suas indicações. Ele conhece bem os valores da empresa e recomendará alguém que se encaixe na função.

Além disso, um bom colaborador, que se preocupa com o trabalho, não vai se arriscar a apontar alguém que sujará a sua imagem perante o hotel, o que aumenta as chances de contratar um bom funcionário.

Leve em consideração a formação e a experiência do profissional

É muito importante ter profissionais de hotelaria certificados trabalhando em seu estabelecimento. Avalie os cursos concluídos, graduações e áreas de formação do candidato.

Para algumas funções (a maioria delas), é muito importante também que ele tenha conhecimentos e experiências prévias. Analise o potencial do candidato e verifique se ele está apto para o cargo.

Ofereça benefícios e valorize o colaborador

No entanto, se você também não for o melhor patrão, os melhores profissionais se afastarão do seu estabelecimento, uma vez que todo bom funcionário busca reconhecimento. Portanto, valorize o seu colaborador.

Treinamentos para a equipe são essenciais, mas não se esqueça dos benefícios e, se possível, dos planos de carreira dentro do próprio hotel. Um bom funcionário gosta de saber que pode crescer em sua profissão.

Entenda que hóspedes satisfeitos são sinônimo de sucesso

Nunca se esqueça de que uma boa equipe formada por profissionais de qualidade pode ser o ponto crucial para o sucesso do seu estabelecimento. Portanto, tenha sempre os melhores trabalhando para você.

De nada adianta para uma pessoa estar em um espaço físico maravilhoso se ela não for bem atendida e não se sentir bem-vinda pelos próprios profissionais que trabalham no hotel.

Tudo isso vem por meio de uma contratação de funcionários adequada e bem-feita. Torne incrível a experiência do seu hóspede e, com certeza, ele retornará e indicará o seu hotel.

Agora, comente neste artigo suas experiências ou tire dúvidas com a gente. A sua participação é muito importante para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *