4 erros de gestão hoteleira que seu hotel não pode ter em 2019

Ano novo, vida nova. É muito comum que, a cada virada de ano, façamos um balanço dos erros e acertos cometidos nos últimos 365 dias. Ao fazermos essa revisão, é muito comum darmos uma atenção especial ao que não deu certo, a fim de evitar que os deslizes se repitam. E quando o assunto é gestão hoteleira, o que fazer?

Neste texto, vamos apresentar 4 erros que o seu estabelecimento não pode cometer em 2019. Confira abaixo!

1. Prestar um mau atendimento ao cliente

Uma das regras de ouro de qualquer negócio é saber lidar com o cliente. E, claro, o setor hoteleiro não é a exceção. Para oferecer um serviço impecável ao hóspede, é preciso estar atento a diversos fatores, como cordialidade e disponibilidade, e sempre ouvir o cliente, pois é ele quem deve pautar as atitudes do seu estabelecimento.

Assim, evite um clima de total informalidade e capacite seus colaboradores para que saibam lidar com o público.

2. Não saber quem é o seu hóspede

Traçar um perfil do seu público é fundamental para a sobrevivência do seu hotel. Por isso, descubra sempre quem são os seus hóspedes, identificando gostos e preferências. Assim, você evita novos erros e ainda consegue estabelecer uma base de relacionamento com seu público, tendo a possibilidade de fidelizá-lo.

Uma boa alternativa é investir em um sistema automatizado. Além de poupar esforços, você ainda terá todas as informações sobre o seu hóspede, possibilitando ações precisas, como definir promoções e sistemas de benefícios.

3. Não controlar as finanças do seu hotel

Uma das chaves da gestão hoteleira é o controle das finanças do estabelecimento. Por isso, é preciso ficar de olho em todas as áreas, identificando quais gastam mais e quais têm custos menores. Defina um orçamento para o ano, estabeleça ações para a baixa temporada, quando a ocupação tende a diminuir, e tente sempre incluir novos serviços para aumentar a receita. Assim, você vai garantir a sustentabilidade do seu negócio por mais tempo.

4. Ficar estagnado

“Se você faz sempre a mesma coisa, não espere resultados diferentes”. Essa frase ilustra bem os tempos atuais, em que cada vez mais surgem novas tendências e ferramentas tecnológicas. Ignorar tudo isso, além de desperdício, é como pedir para perder espaço para a concorrência.

Por isso, estude novas possibilidades, aprofunde o seu conhecimento e fique sempre atento às mudanças de rumo. Você pode, por exemplo, investir em sistemas automatizados, em reservas online e em diversas frentes para aperfeiçoar a sua gestão hoteleira.

Certamente, existem práticas que não devem ser repetidas ao longo do próximo ano. Errar faz parte de um processo de aprendizado, que deve ser algo constante. Insistir no erro é como perder tempo e deixar de evoluir. Para evitar esses e novos problemas que podem surgir, uma das soluções a ser adotada é investir na automatização de processos.

O que você achou do nosso texto sobre os erros na gestão hoteleira? Já está preparado para 2019? Caso tenha alguma dúvida sobre os tópicos apresentados, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *