Conheça agora a importância da segmentação de clientes no seu hotel

A segmentação de clientes é fundamental para empresas de todos os tipos e setores, visto que auxilia a encontrar um perfil certo de público para trabalhar. Contudo, nesse post vamos nos aprofundar no quão importante é investir em segmentação de clientes para hotéis.

Continue a leitura e descubra quais são os tipos de segmentação que as empresas hoteleiras mais costumam usar e por que eles são importantes.

 Quais são os tipos de segmentação de clientes?

Para segmentar os clientes é preciso conhecer os tipos de segmentação possíveis e mais indicados para hotéis. Alguns exemplos são:

  • segmentação por motivação de viagem;
  • segmentação por canal de compra; e
  • segmentação por região geográfica.

Ao entender a motivação da viagem fica mais fácil estar preparado para atender aos seus clientes. Um hóspede que viaja a trabalho tem necessidades diferentes do que outro que está a lazer. Já no caso do canal de compra, é uma forma interessante de direcionar seus investimentos em mídia para os locais em que está seu cliente.

A segmentação por região geográfica também impacta nos investimentos em mídia direcionada. Por exemplo, se o seu hotel é em Cabo Frio e você identifica que a maioria de seus clientes vem do Rio de Janeiro e de São Paulo, é possível investir mais em mídias e promoções para essas regiões. Também é válido criar ofertas específicas para atingir novos mercados em potencial.

Por que a segmentação de clientes é importante para a gestão de um hotel?

1. Fideliza o público

Quando existe um trabalho personalizado e preocupado com o cliente, as chances de fidelização são muito maiores. Um hóspede satisfeito costuma retornar ao hotel e recomendar ao seu grupo de amigos, familiares e conhecidos, promovendo o buzz marketing, mais conhecido como boca a boca.

2. Proporciona ações de marketing mais efetivas

Ao entender os canais principais de compra, a linguagem de seu público e suas motivações, fica muito mais simples e assertivo investir em ações de marketing, pois serão segmentadas corretamente e atingirão as pessoas certas.

3. Reduz desperdícios

Uma vez que os esforços de marketing se tornam mais efetivos, o impacto financeiro é positivo. Isso porque o valor investido em campanhas gera um retorno sobre o investimento maior do que ações não segmentadas (que por si só têm um custo maior por atingir mais pessoas).

Alem disso, a própria fidelização impacta na redução de custos, pois é mais caro captar um novo cliente do que manter um mesmo hóspede retornando e fazendo a propaganda de seu hotel.

Como aplicar a segmentação em um hotel?

Para implementar a segmentação de clientes é necessário separar grupos de pessoas com interesses e hábitos similares e trabalhar com cada grupo de uma forma personalizada. Nessa hora, um sistema tecnológico especializado pode ajudar na criação de um banco de dados, no armazenamento e separação desses grupos etc.

Agora que você entende melhor sobre a importância da segmentação de clientes em seu hotel, entre em contato conosco e veja quais são as opções de serviços que oferecemos para ajudar nessa tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *