Entenda como a segmentação de dados auxilia na gestão de canais

As reservas de hotéis são hoje feitas por diferentes meios e canais, de acordo com a praticidade e a preferência do cliente. Esse cenário é muito favorável ao aumento de receitas dos estabelecimentos, mas traz para o negócio um grau de complexidade maior na gestão. Nesse contexto, a segmentação de dados pode contribuir e facilitar o gerenciamento do que chamamos omnichannel, ou diversos canais.

Neste artigo, você aprenderá como a segmentação de dados é importante para realizar a gestão de canais e ajudar na escolha dos melhores para o seu hotel.

Quais os desafios que os hotéis enfrentam na gestão de canais?

Sem dúvidas, o overbooking é um dos principais problemas quando se trata da gestão omnichannel, pois, como a hospedagem é comercializada em mais de um canal, é preciso ter certeza de que o que foi reservado por um não será feito também por outro.

As alterações de reservas também podem causar problemas, interferindo na gestão de ocupação dos quartos do hotel. Mas, como uma boa gestão de canais contribui para o desempenho do hotel?

  • otimização do trabalho – melhor aproveitamento das ações, menos retrabalho, menor tempo;
  • redução de erros – o gerenciamento eficiente melhora controle e organização, diminuído erros;
  • aumento da produtividade da equipe – uma vez que a equipe não terá tanto retrabalho e não precisará dispor de tanta energia para corrigir erros ou mesmo evitá-los, o resultado será o aumento da produtividade;
  • satisfação do cliente – evitar situações como overbooking e, ao mesmo tempo, oferecer praticidade são alguns dos fatores importantes que contribuem para a satisfação de cliente.

De que forma a segmentação de dados auxilia na escolha dos melhores canais?

Utilização de filtros por período e região

Essa segmentação permite encontrar o hóspede de acordo com a data em que ele deseja estar no hotel. Esse dado é fundamental para evitar overbooking, em especial em datas de alta temporada. É também possível filtrar por região, muito importante para redes de hotéis, com mais de uma unidade.

Seleção por canal e escolha por segmento

Quando se trabalha com multicanais, muitas vezes é preciso ver um a um e avaliar detalhadamente as vendas e dúvidas específicas e é para isso que serve essa segmentação, para dados específicos por canal. É possível verificar também por segmento.

Avaliação dos indicadores de performance

Quem não mede não gerencia. A frase pode ser um tanto “clichê”, mas é verdadeira. De que forma você saberá quais canais dão mais retorno em alcance e conversão? Além disso, na ponta do lápis, considerando taxas e retorno, é possível verificar quais canais são mais lucrativos.

Para uma segmentação de dados correta e relevante, é necessário adotar soluções tecnológicas para poder gerenciar os canais e contar com a parceria de empresas especializadas no mercado hoteleiro. Um gestor de canais é fundamental para a organização, controle e bom aproveitamento dos diferentes canais de reserva.

Agora que você entende melhor sobre como a segmentação contribui para a gestão de canais de um hotel, já pode entrar em contato com a Omnibees e conhecer as soluções que oferecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *