Perfil do cliente: entenda como a geração Y procura por hotéis

Conhecer e entender o perfil do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, seja digital ou não. Isso nem sempre é fácil para um hotel, pois é muito comum haver diversos tipos de públicos e, portanto, é preciso criar campanhas específicas para atingir cada um deles.

Neste artigo, falaremos de um tipo de perfil: os Millennials, ou geração Y. Trata-se das pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 1999, a população economicamente ativa, que costuma viajar bastante. Eles estão acostumados a pesquisar na internet e tomar decisões baseadas nas experiências.

Saiba mais sobre essa geração e entenda como ela procura por hotéis.

Quem são os Millenials?

Os Millenials vêm mudando as relações de trabalho e consumo e é preciso se adaptar a eles. A geração Y foi a primeira que nasceu na era da internet, mesmo que insipiente. Ou seja, eles lidam bem com a tecnologia e a utilizam em todos os aspectos da vida.

Eles estão acostumados a pesquisar na internet tudo aquilo que precisam, gostam de flexibilidade de horários, conseguem conciliar a vida pessoal e a profissional e valorizam a experiência de compra mais do que o produto em si. Muitos são empreendedores, freelancers e nômades digitais.

O que importa para a geração Y?

A geração Y não é influenciada por propagandas e acredita que a publicidade é falsa. Por isso, prefere serviços de streaming online à TV aberta e usa bloqueadores de anúncios em suas redes sociais e smarthphones.

Os Millenials procuram resenhas em blogs e avaliações na internet antes de efetuar uma compra. Eles não confiam apenas no vendedor e buscam opiniões autênticas de clientes e usuários dos serviços.

Essa geração quer se conectar com pessoas e, por isso, marcas que investem no relacionamento com o cliente nas redes sociais têm mais probabilidade de atingi-la. Prova disso é a proliferação dos atendimentos online em tempo real nas redes e nos sites, nos quais a Central de Atendimento ao Cliente é personificada, recebe nome de gente e até avatar.

Isso tudo dá trabalho, mas vale a pena, porque, uma vez que a conexão com a marca é estabelecida, os Millenials tendem a ser fiéis e continuar usando os mesmos produtos e frequentar os mesmos lugares à medida que envelhecem.

Como atrair e conquistar esse público?

Como já dissemos, o que conta para os Millenials é a experiência e a autenticidade. Portanto, para ter sucesso com esse público, seu hotel ou pousada deve investir em diferenciais que proporcionem experiências e em relacionamentos que gerem boas impressões.

Para tanto, é imprescindível ter um site: é por meio desse espaço que a geração Y vai se informar sobre o seu estabelecimento. Mas não basta ter um site qualquer, ele precisa ser responsivo e funcionar em todas os dispositivos móveis, ter carregamento rápido, informações necessárias à reserva de forma clara, muitas fotos do local, valores das tarifas e opiniões verdadeiras de clientes, além de gerar conteúdo de qualidade que colabore para a sua boa configuração nos mecanismos de busca.

Além do site, você precisa ter presença nas redes sociais: todo mundo está em pelo menos uma rede social, seja Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou outra. É importante estar nos espaços onde o seu público está e se comunicar com ele de acordo com cada rede. No Instagram, por exemplo, valorize as fotos; no Facebook, estreite a comunicação e responda a todos os comentários e mensagens com agilidade, clareza e cordialidade. Evidencie nas redes os diferenciais do seu hotel, como academia, spa, passeios, guias etc.

Como manter o cliente da geração Y

Como dissemos, uma vez conquistado, o cliente da geração Y torna-se fiel. Entretanto, é preciso manter essa relação em alta, até mesmo para que ele se torne um divulgador do seu hotel, atraindo mais Millenials.

Ou seja, não basta conhecer o perfil do cliente — é necessário traçar estratégias de marketing, como envio de e-mails com promoções e dicas, inclusão em programas de fidelidade, implementação de mudanças de acordo com os feedbacks, entre outras. Tudo isso pode ser feito com a ajuda de ferramentas digitais.

Então, saiba mais sobre como melhorar o atendimento online do seu negócio e fidelizar os Millenials!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *