Você sabe o que são metabuscadores? Saiba como usar nas reservas!

Em uma realidade de mercado cada vez mais competitiva, em que cada uma das centenas de milhares de opções de hospedagem disputa clientes que buscam mais facilidade na pesquisa por hotéis, saber o que são metabuscadores é fundamental.

Neste artigo, você encontra as informações principais sobre essas ferramentas que estão mudando o comportamento do consumidor ao escolher e reservar hotéis. Confira e não deixe o seu hotel de fora!

O que são metabuscadores?

Os metabuscadores são ferramentas que pesquisam simultaneamente em diversas fontes, em busca dos melhores resultados para determinado usuário.

No caso do setor hoteleiro, os metabuscadores fazem buscas diretamente em agências, sites para reservas e até em redes de hotéis.

Por exemplo: ao buscar “hotel na praia” no metabuscador Trivago, aparecem resultados do Decolar.com, Hoteis.com e Holiday Inn, entre diversos outros. Os dois primeiros são motores de buscas, já o último é uma rede de hotéis.

O que os diferem dos buscadores?

Como podemos observar no exemplo dado ao final do tópico anterior, os metabuscadores exibem resultados de múltiplas fontes, diferentemente dos buscadores, que se limitam aos seus parceiros.

Dessa forma, como já dito, eles podem fazer pesquisas tanto diretamente no calendário de reservas de hotéis, como no banco de dados de agências e em buscadores do segmento hoteleiro.

Assim, em vez de entrarem no site de diversas agências de viagens on-line para buscar e comparar preços, as pessoas podem usar apenas um site, o do metabuscador. Exatamente por essa facilidade que tais ferramentas vêm ganhando espaço entre quem precisa de serviços de hospedagem.

Como usar metabuscadores na estratégia de reservas?

Até aqui, deve estar claro para você o que são metabuscadores e a importância de estar entre os resultados deles. Mas como usá-los na estratégia de reservas?

Investindo na experiência do usuário

Como os metabuscadores funcionam como canais de distribuição de reservas e de marketing, é fundamental o investimento na experiência do usuário. O uso de boas fotos, descrições atraentes da estrutura do seu hotel e até mesmo a disponibilização de comentários e avaliações dos clientes fazem a diferença.

Trabalhando bem o preço

Manter preços discrepantes em diferentes canais pode parecer atraente devido à diversidade de taxas, mas também pode sabotar suas estratégias nos metabuscadores. Isso porque eles se baseiam em regras de comparação de valores, evitando, assim, ações focadas simplesmente na competitividade dos preços.

Mantendo o perfil atualizado

Os principais metabuscadores permitem que um hotel independente mantenha perfil em suas ferramentas. Tal prática permite um maior número de acessos ao canal de reserva, já que tais hotéis ganham relevância nos resultados das pesquisas. No entanto, é preciso manter o perfil atualizado e buscar se diferenciar dos concorrentes.

Preferindo ferramentas para hotelaria

Utilizar metabuscadores específicos para o setor hoteleiro é a melhor escolha para qualquer gestor. Isso porque tais ferramentas já detêm um conhecimento do segmento, o chamado know-how, que pode até dar suporte às estratégias específicas do seu hotel.

Existem outras ações para transformar os metabuscadores em importantes aliados, como contar com uma equipe de alta performance focada nesse canal e especializada em marketing on-line para hotéis.

Mas a paridade de preços nos diferentes canais de reserva, o foco na experiência do usuário e uma integração consistente com a central de reservas do seu hotel são fundamentais para o sucesso dessa estratégia.

O que ainda esperar dos metabuscadores?

O uso dos metabuscadores já alcançava quase 50% dos viajantes em 2015, segundo informações do ResearchNow. Estimativas apontam um crescimento exponencial dessas ferramentas, chegando a quase 5 bilhões de buscas em todo o mundo já em 2019.

Portanto, agora que você já sabe o que são os metabuscadores e o que o mercado espera deles, precisa preparar o seu hotel para não perder essa onda.

No entanto, fique atento, pois contar com um sistema tecnológico integrado é fundamental para não frustrar seus possíveis clientes com diferenças de preços ou indisponibilidade para reservas anunciadas.

Gostou de saber o que são metabuscadores e como utilizá-los na sua estratégia de reservas? Então, entre em contato conosco para saber como deixar a sua operação redonda, sem prejudicar a experiência dos usuários com seu hotel nessas ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *