A paixão do brasileiro pela seleção. Uma força capaz de unir gerações, sotaques e gêneros. Capaz de aproximar torcedores rivais e quebrar barreiras. Capaz de mobilizar o pais. Agora chegou a hora de tirar a camisa da seleção brasileira do armário e virmos juntos gritar e torcer pela nossa equipe feminina de futebol.
Na França, o time comandado pela craque Marta, busca o inédito título do Campeonato Mundial. Será um show de futebol, que o torcedor poderá acompanhar onde estiver, na hora que quiser e pela plataforma que preferir, seja Globo, SporTV ou Globoesporte.com.
Com início no dia 9 de junho, dois dias depois da Cerimônia de Abertura, a seleção brasileira começa sua caminhada na Copa do Mundo. Pela primeira vez, a Globo transmite a campanha do Brasil e o momento histórico mereceu a escalação de uma equipe de craques. A primeira partida, contra a Jamaica, terá narração de Galvão Bueno e marca outra estreia: a de Ana Thais Matos como comentarista da Globo, dividindo a função com Caio Ribeiro. Na França, as repórteres de campo nos jogos do Brasil são Carol Barcellos e Lizandra Trindade, enquanto Raphael de Angelis e Guido Nunes acompanham as outras seleções.
Além dos dribles de Marta e Cristiane com a camisa verde e amarela, vai ser possível acompanhar craques dos Estados Unidos, time tricampeão da competição, da bicampeã Alemanha e de outros 21 países no SporTV, que transmite, ao vivo, 49 jogos do torneio (outros três serão transmitidos pelo Globoesporte.com). Para essa maratona, estão escalados os narradoresLuiz Carlos Jr, Gustavo Villani, Milton Leite, Bruno Fonseca, Daniel Pereira, Eduardo Moreno, Jader Rocha, Jota Jr, Julio Oliveira, e Sergio Arenillas; e os comentaristas Nadja Mauad, Raphael Rezende, André Loffredo, Carlos Eduardo Lino, Grafite, Lédio Carmona, Mauricio Noriega, Paulo Nunes, Sergio Xavier e Wagner Vilaron. Uma equipe de peso que ainda contará com o reforço da rainha das embaixadinhas Milene Domingues, comentarista convidada do SporTV e do globoesporte.com para a competição. Na Central do Apito, toda a experiência de Paulo César Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci.
Conheça as nossas jogadoras que foram convocadas:
Bem antes de a bola rolar, o futebol feminino e o Mundial já foram atração nas plataformas do Esporte da Globo. Na Globo, o "Esporte Espetacular" exibiu uma série que traça um panorama da modalidade no país. No "Globo Esporte", o ex-técnico e atual comentarista Muricy Ramalho visitou a concentração da seleção brasileira, enquanto a repórter Lizandra Trindade conta a história de Tamires, a única jogadora da seleção que é mãe. Carol Barcellos preparou três matérias especiais para o "Bom Dia Brasil", sobre a época em que o futebol feminino era proibido no Brasil; sobre Formiga, exemplo de longevidade no futebol e recordista de participações em Copas do Mundo; e sobre a seleção brasileira que vai disputar essa edição do torneio, formada por uma mistura de gerações. Já o correspondente Raphael de Angeli apresentou no "Jornal Hoje" as três cidades que receberão os jogos do Brasil na primeira fase: Grenoble, Montpellier e Vallenciennes.
No "Globo Repórter", Tino Marcos mergulhou nas origens e na vida de Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do planeta. Do campinho simples no interior de Alagoas, palco dos primeiros chutes, ao grande clube que defende hoje, nos Estados Unidos, passando pelo trabalho na feira para ajudar a família e o reconhecimento da importância da mãe, grande amiga e incentivadora. O programa lembra, ainda, que o futebol feminino já foi proibido por lei no Brasil e que nos Estados Unidos, onde o incentivo é bem maior, já existem dez milhões de jogadoras de futebol. Nesta semana, o "Encontro com Fátima Bernardes" exibe perfis das jogadoras Andressa Alves, Tamires, Cristiane, Formiga e Marta. Elas debatem assuntos como diferença salarial, preconceito, machismo, gravidez no esporte e empoderamento feminino.
No SporTV, o "Troca de Passes" apresentou, nos dias 21 e 28, dois capítulos da série de entrevistas com jogadoras da seleção feitas por Ana Thais Matos. O "SporTV News" traça, até o início do evento, um panorama sobre país-sede, um mapeamento do histórico da competição e perfis de importantes personagens do Mundial. Já o "Tá na Área" mostra a infraestrutura dos clubes brasileiros que mais cederam jogadoras para a seleção. No "Globoesporte.com", o torcedor encontra um guia da competição, com informações e estatísticas de cada participante, matérias especiais, ilustrações de Mario Alberto e análises sobre o futebol feminino no Brasil e no mundo.
Vamos torcer juntos e acompanhar tudo, onde estiver, na hora que quiser e pela plataforma que preferir, sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Aqui é só emoção!
Emissora: Globo | Créditos: Comunicação Globo